BandNews FM

Brasil pode ter maior IVA do mundo com reforma tributária, diz Juliana Rosa

Colunista de economia analisou a proposta entregue pelo governo ao Congresso na última quarta-feira (24)

BandNews FM

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou a proposta de reforma tributária entregue pelo governo ao Congresso na última quarta-feira (24). Segundo ela, a proposta, por mais que seja positiva para a economia brasileira, ela pode fazer o Brasil ter o maior Imposto sobre Valor Agregado (IVA) médio do mundo. 

O governo estima que o imposto deve ficar em uma banda entre 26,5% e 27,3%. 

27,3% então seria o maior do mundo. A gente ficaria campeão do imposto mais alto. 

O motivo para um valor tão elevado é a série de setores exonerados da tarifa. Além disso, o governo argumenta que o Brasil já possuí uma carga tributaria elevada, e uma queda brusca poderia causar um efeito cascata na economia. 

Entre as exceções, Juliana alerta que um ponto que deve gerar muito debate é a cesta básica. Ao todo, 15 alimentos devem ter a alíquota zerada, com cada produto definido pelas características particulares de cada Estado. 

“Isso vai dar muito pano para a manga. Em outros países, essa discussão também rendeu muito. Fui olhar aqui o histórico aqui e cada país toma uma decisão. Quinze alimentos, vocês não acham que vai rolar pressão?”, disse. 

As mudanças profundas na tributação brasileira não devem ser sentidas imediatamente. Após a aprovação do texto, será implementando um período de transição entre tributações. Economistas estimam entre cinco e dez anos para a reforma ter reflexos diretos na economia brasileira. 

Para Juliana Rosa, o que poderá ser sentido no curto prazo é a percepção internacional sobre a economia brasileira. 

“Os economistas me disseram que a gente já tem efeito, no sentido de o Brasil ser visto como um país mais atraente, menos complexo. No curto prazo, a gente já poderia ter efeitos de uma visão melhor de investimentos para o Brasil”, concluiu

Tópicos relacionados