Notícias

Chuvas causam estragos em cidades de SC; uma morte é registrada no estado

As últimas 48 horas foram marcadas por fortes chuvas entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul de Santa Catarina, onde a chuva ocorreu, por vezes, acompanhada de temporais e raios

Da Redação

Chuvas causam estragos em Santa Catarina
Chuvas causam estragos em Santa Catarina
Reprodução/CBMSC

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul também afetam o estado de Santa Catarina. Segundo relatório da Defesa Civil catarinense, pelo menos 19 cidades registraram estragos. Um homem de 61 anos, que estava desaparecido no município de Ipira, foi encontrado morto pelo Corpo de Bombeiros.

As últimas 48 horas foram marcadas por fortes chuvas entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul de Santa Catarina, onde a chuva ocorreu, por vezes, acompanhada de temporais, raios e rajadas de vento. Municípios como Campos Novos, Herval Velho, Ouro, Concórdia e Ponte Serrada, estão em atenção.

Nesta sexta-feira (3), a frente fria, agora associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai, mantém o tempo instável e com chuva em SC, que permanece ocorrendo de forma mais persistente e intensa do centro ao sul do estado, sobretudo nas áreas próximas da divisa com o Rio Grande do Sul, o que resulta em volumes acumulados maiores nessas regiões.

Por alguns momentos, a chuva ocorre na forma de temporais com raios, rajadas de vento e com chance de granizo. O risco é de alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos, inundações, vendavais e queda de granizo. O vento predomina do quadrante norte no interior do estado, com fraca intensidade e de sul/sudeste no Litoral com rajadas de até 55 km/h.

Em Praia Grande, no sul do estado, teve o dobro de chuva da média histórica de todo o mês de maio. No estado, pelo menos 26 pessoas precisaram deixar as próprias casas e foram abrigadas por parentes ou amigos.

Volumes registrados 

Segundo a equipe de Monitoramento e Alerta da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), Piratuba e Capinzal foram os municípios que registraram os maiores acumulados de precipitação. Nas últimas 48 horas os volumes ultrapassaram a casa dos 200 mm, deixando os municípios em alerta máximo. Também foram emitidos alertas para Itá e Concórdia. Os dois municípios registraram mais de 160 mm de precipitação. 

A região do Litoral Sul também entrou em alerta, tendo o município de Praia Grande registrando 155 mm de chuva nas últimas 48 horas, alcançando o dobro da média histórica para todo o mês de maio. No Planalto Sul houve vendavais e destelhamentos, deixando a região em observação.

Tópicos relacionados