Prefeito de Canoas (RS) relata problemas com diques: "Pensados para 1941"

Cheias da década de 40 eram as maiores da história do Estado até a tragédia atual

Da Redação

Jairo Jorge, prefeito de Canoas (RS)
Jairo Jorge, prefeito de Canoas (RS)
Wilson Dias/Agência Brasil

O prefeito de Canoas (RS), Jairo Jorge (PDT), afirmou que a cidade vive a expectativa por uma enchente ainda pior na região nesta sexta-feira (3). Em entrevista para a Rádio Bandeirantes Porto Alegre, ele afirmou que os diques da região já transbordaram.

“As nossas casas de bombas e os diques foram projetados para 1941, portanto a enchente aqui já ultrapassou a cota. As águas estão passando por cima do dique de contenção”, afirmou Jorge. 

As enchentes de 1941 eram historicamente as maiores que já atingiram o Rio Grande do Sul até o desastre de 2024. Naquele momento, mais de 200 pessoas morreram e um quarto da população de Porto Alegre ficou desabrigada. 

Eu nunca tinha vivido numa situação como essa. É dramática, porque a tem o risco de vidas aqui

Jairo Jorge ainda fez um apelo para a doação de sacos de areia. A cidade tenta construir barreiras para segurar o avanço das águas, mas tem dificuldade para obter o material. 

“Nós nesse momento estamos conseguindo fazer aqui uma contenção com sacos de areia, mas conseguimos poucos aqui. A Prefeitura não está pedindo doação, nós vamos comprar esses sacos, precisamos urgentemente de 3 mil, 4 mil sacos de areia”, disse.

Tópicos relacionados