Band Multi

Gripe: MS amplia público-alvo da vacina e cidades da região seguem orientação

Imunizante previne contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B

Da Redação

O Ministério da Saúde (MS) informou sobre a ampliação da vacina contra a gripe para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade e cidades da região já estão seguindo a orientação a partir desta quinta-feira (2) [confira abaixo]. A vacina imuniza contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Campinas 

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informou que os estoques das doses estão sendo reforçados nas unidades a partir desta quinta-feira e que a nova faixa etária para vacinação já está valendo. O imunizante está disponível em todos os Centros de Saúde da cidade.

Limeira 

A vacina já está disponível nos 16 pontos de imunização de rotina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. São elas: UBS Abílio Pedro, UBS Aeroporto, UBS Campo Belo, UBS Cecap, UBS Morro Azul, UBS Dores 1, UBS Dores 2, UBS Nova Europa, UBS Nova Limeira, UBS Nova Suíça, UBS Novo Horizonte, UBS Planalto, UBS Hipólito 1, UBS Vista Alegre e UBS Graminha e Ambulatório de Especialidades Rubi.

Sorocaba

As doses estão sendo aplicadas em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme o horário de cada unidade. Somente as UBSs Fiori, Simus e Hortência não ofertarão o imunizante, pois estão funcionando com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas da dengue. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e portar a carteira de vacinação para atualização.

Americana

Para se imunizar, basta procurar qualquer Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção da unidade da Praia Azul, cujo horário é das 8h às 20h. Para a vacinação das crianças, os pais ou responsáveis legais precisam obrigatoriamente apresentar a caderneta de vacinação de rotina dos menores.

Vinhedo 

Também já foi liberada a vacinação contra a gripe para todas as idades a partir de 6 meses.

Santa Bárbara d’Oeste

As doses seguem disponíveis de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento.

Jundiaí

A doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, com aplicação no horário de atendimento das salas de vacinação de cada equipamento. É necessário apresentar documento com CPF.

O que diz o Ministério da Saúde 

A medida da ampliação da faixa etária para o recebimento das doses, segundo a pasta, é para conter os casos mais graves e internações pela doença. 

O ministério recomenda que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

Até o dia 21 de abril, no Brasil, apenas 22% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe, conforme levantamento divulgado pela pasta. Cerca de 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou no dia 25 de março.

Aumento de casos 

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgados na semana passada, mostram aumento de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos de idade, ultrapassando as mortes associadas à covid-19 na mesma faixa etária.

Tópicos relacionados