Band Vale

Observatório de Astronomia e Física Espacial: o incentivo à pesquisa na região

O local estimula a curiosidade pelas ciências exatas na região, com eventos de observação do céu e palestras informativas

Por Laboratório da Notícia

Observatório
Observatório
Divulgação

A divulgação científica contribui para a popularização da ciência para públicos que não têm um amplo entendimento sobre a área de exatas. No Vale do Paraíba temos um local que é referência no uso de ferramentas com uma linguagem clara e objetiva: o Observatório de Astronomia e Física da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). 

O espaço foi inaugurado em 2011 e conta com uma equipe de pesquisadores com uma grande experiência em ensino e pesquisa. Além de contribuir com a democratização da científica, as atividades também combatem as desinformações, com estudos precisos e fundamentados em análises de profissionais da área.

Lá você encontra uma infraestrutura moderna e eficiente para receber o público. O principal instrumento do observatório é um telescópio de 30 cm diâmetro, totalmente automatizado, montado em uma cúpula no alto prédio. Além disso, um conjunto de antenas monitoram o céu 24 horas ao lado do prédio, o objetivo é detectar a influência do sol na alta atmosfera.

As atrações mais esperadas de observação do céu como chuva de meteoros, eclipses, passagens de cometas são sempre complementadas com informações que enriquecem a experiência educativa, para ser divertida e, ao mesmo tempo, levar curiosidades sobre temas astronômicos. Irapuan Rodrigues, professor da Univap, fala sobre os eventos promovidos no local.

"No observatório nós temos várias coisas para mostrar, como oficinas e experimentos. Nas visitas nós damos uma palestra sobre astronomia, cada vez um assunto diferente. Depois disso, o pessoal faz um tour pelo observatório e, se a noite estiver boa, eles vão para os telescópios observar o céu."

Irapuan conta o que o público pode ver no local durante o tour.

“Nós temos alguns experimentos expostos, como a nossa caixa de areia, mesa de orbitas, telescópios, uma balança que a pessoa vê o seu peso nos vários planetas do sistema solar. De vez em quando acontecem alguns eventos astronômicos importantes, como eclipse e transito de planetas, nessas ocasiões a gente promove eventos para públicos maiores, no espaço externo do observatório”

O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap funciona todas às quartas-feiras das 19h00 às 21h30 e fica localizado no Campus Urbanova, na Avenida Shishima Hifumi, 2911. O local não funciona nos meses de Janeiro, Fevereiro e Julho.

Não é necessário agendamento para visitar o local e a entrada é gratuita. No caso da visitação de escolas, os responsáveis precisam agendar no site do observatório (https://www.univap.br/univap/pesquisa/iped/observatorio-de-astronomia-e-fisica-espacial) ou pelo e-mail observatorio@univap.br. 

Por Eduardo Torres
Estagiário* - projeto sob supervisão de Nelson Gazolla MTb: 74.409/SP
Direção de Conteúdo - Cláudio Nicolini

Tópicos relacionados