BandNews FM

Após suspender resgates por mau tempo, Prefeitura de Porto Alegre retoma buscas

Mortes chegam a 100 no Rio Grande do Sul; número de desaparecidos sobe para 130

BandNews FM

Após suspender resgates por mau tempo, Prefeitura de Porto Alegre retoma buscas
Após suspender resgates por mau tempo, Prefeitura de Porto Alegre retoma buscas
REUTERS/Amanda Perobelli

A Defesa Civil e a Guarda Municipal retomaram os trabalhos de resgate nos casos urgentes no Rio Grande do Sul, após a suspensão dos trabalhados pela Prefeitura devido ao mau tempo. 

A chuva voltou em regiões do estado na tarde desta quarta-feira (8) e a ventania atrapalhavam a navegação dos barcos pelos rios e pelos bairros alagados. 

Segundo alerta emitido pela Defesa Civil, os ventos poderiam ultrapassar os 90km/h. 

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, segue baixando; apesar de estar 2 metros acima da cota de inundação; está mais de 30 centímetros abaixo do que já esteve nos últimos dias. 

Subiu para 130 o número de desaparecidos no Rio Grande do Sul em meio à tragédia que atinge o estado, que permanece em situação de calamidade.

Ao menos 163 mil pessoas estão fora de suas casas e quase um milhão e meio de pessoas foram afetadas, de acordo com dados da Defesa Civil.

No Vale do Taquari, Porto Alegre e região metropolitana do RS, as operações de busca e resgate continuam, principalmente de pessoas que possam estar soterradas.

A Marinha enviou nesta quarta-feira (8) um navio, o maior da América Latina, para ajudar as vítimas das enchentes. A embarcação saiu do Rio de Janeiro com mais de trezentas toneladas de mantimentos, além de cerca de trezentos fuzileiros navais. Esse navio comporta o segundo maior complexo médico, com UTI e enfermaria.

Além deste, um Navio-Aeródromo, que deve chegar no sábado (11), e leva duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20 mil litros por hora.

Tópicos relacionados