BandNews FM

Goleiro do Brasil-RS relata drama em resgate do pai: "Água estava subindo muito"

Notícia de resgate dos pais de Thierry em São Leopoldo só chegou após horas de incerteza; atleta fez apelo em redes sociais

Da redação

O goleiro Thierry, do Brasil de Pelotas, time gaúcho que atualmente está na Série D do Campeonato Brasileiro, é mais um dos milhares de afetados pelas fortes chuvas e suas consequências em quase 400 cidades do Rio Grande do Sul. Em relato para a BandNews FM, o atleta conta como conseguiu ajudar no resgate do pai, Márcio Luís Trindade, após fazer um apelo pelas redes sociais depois de uma série de áudios dos pais, que estavam na cidade de São Leopoldo. O jogador estava em Bagé para um jogo-treino de seu clube, no último sábado (3), e ficou sem contato com eles por algumas horas.

“No sábado, a gente foi a Bagé para fazer um amistoso. Nesse meio tempo, o sinal estava horrível e fui perdendo contato com eles. Por volta de 3 horas [15h], estava tudo bem. larguei o celular. Por volta de 6 horas [18h], peguei novamente e estava um cenário totalmente diferente. Minha mãe não estava mais junto do meu pai, estava na casa dos meus dindos, meu pai estava na casa do vizinho, e ele comunicando que a água estava só subindo. Ele conseguiu resgatar nossos cachorros e tentou se salvar e subiu [para] o segundo andar e foi esperando, Já não tinha mais para onde correr, ir a pé. Nisso fui começando a mobilização. Minha foi solicitou resgate, foi mais rápido. Por volta das 23h, 23h30, resgataram meus familiares na outra casa. Meu pai me mandou um áudio, ele estava ficando sem bateria falando que não era para se preocupar, mas se desse para correr atrás de resgate, pode correr. Comecei a divulgar em rede social, na verdade fiz dois resgates na noite, só que o da minha mãe foi mais rápido. Pedi para ele economizar bateria, porque ele falou que estava nervoso. Todo áudio que ele me mandava só falava que a água estava subindo muito e perguntando se eu havia conseguido resgate. Estava chovendo e o pessoal não queria entrar para correr o risco”, relembra.

O pai de Thierry foi visto por ocupantes de um barco, mas que estava cheio e depois voltaria para um novo resgate. Mas o atleta conta que, nessa hora, o pai parou de visualizar suas mensagens - provavelmente por estar sem bateria. Thierry conta que foi difícil manter o pensamento positivo diante de tantas informações em grupos de WhatsApp do bairro de seus pais, que tinham imagens de aumento do nível da água e outras histórias dramáticas causadas pelas chuvas. A aflição durou até o meio do dia seguinte, quando Márcio e outras três pessoas foram salvas,

“Por volta de 11h40, meio dia, um amigo meu me ligou dizendo que tinham buscado meu pai, achado ele com vida, daí eu tive um alívio. A casa infelizmente, como todos sabem, São Leopoldo está debaixo d'água. Perdemos tudo, só que o mais importante é a vida deles”, conta com alívio.

Em meio ao drama vivido, Thierry explicou que ainda precisa seguir com a rotina dos treinos do clube, apesar de os times gaúchos não terem entrado em campo no estado pela última rodada da Série D por causa dos temporais. A cidade de Pelotas não foi grandemente afetada pelos temporais se comparada com outros municípios. O jogo contra o Cianorte, no Paraná, não foi adiado até o momento - a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) já pediu para a CBF adiar os jogos das equipes gaúchas em campeonatos nacionais por 20 dias.

Até a manhã desta terça-feira (7), os temporais já haviam causado 90 mortes no Rio Grande do Sul, com 361 feridos e 132 desaparecidos. Pelo menos 155 mil pessoas estão fora de casa. De acordo com a Defesa Civil, mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. Dos 497 municípios gaúchos, ao menos 388 sofrem consequências dos temporais.

Saiba como doar para a campanha Band Abraça Rio Grande do Sul

Para contribuir com as vítimas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Central Única das Favelas (CUFA) realizam a campanha “Band Abraça o Rio Grande do Sul”. Você pode enviar sua doação via PIX direto da sua conta para a CUFA pelo email: doacoescufars@gmail.com 

Ou pelas contas: 

Bradesco – 237

  • Agência: 0087
  • C/C: 3582-3

Itaú – 341

  • Agência: 0402
  • C/C: 17369-4

Tópicos relacionados