Notícias

Furto de energia é encontrado em pet shop, restaurante e sítio em Niterói

As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, gerando interrupção no fornecimento de energia

Por Pilar Copolilo (sob supervisão)

Ligações clandestinas
Ligações clandestinas
Divulgação / Enel

Os responsáveis por um pet shop, um restaurante e um sítio em Niteroi, na Região Metropolitana do Rio, são levados à delegacia após a Enel identificar furto de energia nos estabelecimentos.  

Durante a ação, realizada nesta terça e quarta-feira, a distribuidora também encontrou fraude em uma loja de utensílios domésticos em Itaipu. As operações fazem parte do projeto Energia Legal, que conta com apoio da Polícia Civil.

Até o momento, 92 irregularidades já foram contabilizadas apenas nesta edição do projeto, que vai até esta sexta-feira (10). O furto de energia é crime, com pena prevista de até oito anos de reclusão.

As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, gerando interrupção no fornecimento de energia.

O responsável pela Inspeção e Leitura da Enel Rio, Dimas Alcerde, ressalta o impacto das ligações clandestinas.

As ligações clandestinas impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica pra todos os consumidores, gerando um aumento no número de interrupções e dificultando também o procsso de reestabelecimento de energia. Estimamos que se não tivesse o furto de energia na área de concessão da Enel Rio, teríamos uma redução na tarifa de todos os consumidores de cerca de 5%

Tópicos relacionados