Brasil Urgente

Guerra no litoral: tanques nas ruas, bandido morto em tiroteio e drogas

Veículos blindados da Marinha ocuparam uma das mais violentas comunidades do Guarujá, a da Prainha

Por Lucas Martins

O dia foi movimentado no Guarujá. Tiros, morte - Apreensão de drogas, arma e o reforço surpresa da Marinha do Brasil e de agentes da polícia federal no combate ao narcotráfico a partir do Porto de Santos

Veículos blindados da Marinha ocuparam uma das mais violentas comunidades do Guarujá, a da Prainha. A operação da Polícia Federal percorreu o maior porto da América Latina na tentativa de localizar cocaína embarcada e a caminho da Europa.

Por terra, equipes de forças especiais da PM davam sequência a operação verão. A equipe do batalhão de Choque entrou em barracos vazios numa comunidade do Guarujá baixada santista. E a suspeita se confirmou com a apreensão de drogas, cocaína maconha e crack.

Já equipes do primeiro pelotão da rota, durante incursão pela comunidade do jardim Itapura conseguiram prender dois indivíduos que estavam traficando na região. Os criminosos informaram aos policiais, que próximo dali ficava o barraco onde era armazenada as drogas. No local foram encontrados grande quantidade de entorpecentes e de máquinas para o embalo e a comercialização da droga.

Na mesma hora, também no Guarujá suspeitos trocaram tiros com policiais do Baep que faziam um patrulhamento de rotina. Um homem acabou baleado e morto. Foi na vila Júlia, periferia da cidade do litoral paulista.

Ainda no Guarujá, policiais militares do grupamento ambiental localizaram duzentos e trinta e cinco quilos de metanfetamina, droga avaliada em mais de R$ 20 milhões e um fuzil de guerra calibre 556. A apreensão aconteceu na comunidade do engenho.

Em patrulhamento, uma outra equipe do Baep localizou três homens transportando neste carro um revólver calibre 38, celulares e dinheiro da venda de entorpecentes. Tudo isso, segundo a PM, seria levado para a comunidade Maré Mansa, dominada pelo PCC.

Desde o início do ano, mais de mil criminosos foram presos na Operação Verão, 400 eram foragidos da Justiça. Também foram tirados de circulação 1,2 mil quilos de drogas e 170 armas, entre elas fuzis.

Tópicos relacionados