Brasil Urgente

'Subestimamos o poder da água', diz morador ilhado em Porto Alegre

Pelo menos 364 cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas chuvas que atingem o estado desde a semana passada

Da redação com Mark Figueredo

O Brasil Urgente conversou com um homem ilhado pelas águas que atingiram Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Segundo o morador do bairro Sarandi, na Zona Norte da capital gaúcha, ele está no local desde a última sexta-feira (3) e não pretende sair do local, apesar do risco. 

“Não quero sair, vou sair a qualquer momento, se piorar a situação”, afirmou. O morador chegou a contar para o repórter Mark Figueredo que a família dele foi resgatada já. “Aqui é uma casa, só estou eu, o resto saiu, minha esposa e a mãe ficaram com medo”, disse. 

Sobre as perdas materiais com as chuvas, o morador citou que a família subestimou a força das águas. “Ali dentro tem três carros embaixo d'água, subestimamos o poder da água”, lamentou. 

Tragédia no Rio Grande do Sul

Subiu para 83 o número de mortes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil estadual, às 9h desta segunda-feira (6). Há ainda 291 feridos e 111 desaparecidos.

Segundo o relatório divulgado pela Defesa Civil gaúcha, 364 cidades foram afetadas pelas enchentes, mais de 20 mil pessoas estão em abrigos e outras 129.279 estão desalojadas. No total, 873 mil pessoas foram diretamente afetados pelas enchentes. 

Em meio à tragédia no Rio Grande do Sul, o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública em 336 cidades do estado. Com isso, os municípios atingidos pelas chuvas podem receber recursos com mais rapidez e fazer contratações com menos burocracia.

Band Abraça o Rio Grande do Sul

Para ajudar as vítimas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Central Única das Favelas (CUFA) realizam a campanha "Band Abraça o Rio Grande do Sul".

Você pode enviar sua doação via PIX direto da sua conta para a CUFA pelo email: doacoescufars@gmail.com

Ou pelas contas:

  • Bradesco - 237
  • Agência: 0087
  • C/C: 3582-3
  • Itaú - 341
  • Agência: 0402
  • C/C: 17369-4

Tópicos relacionados