Notícias

Foto de palestina com sobrinha morta nos braços ganha o prêmio World Press Photo

Imagem de Inas Abu Maamar abraçando o corpo da sobrinha, Saly, de 5 anos, foi tirada no último dia 17 de outubro, no necrotério do Hospital Nasser, no sul de Gaza

Da Redação

Foto de palestina com criança morta nos braços ganha prêmio
Foto de palestina com criança morta nos braços ganha prêmio
REUTERS/Mohammed Salem/File Photo

A foto da palestina Inas Abu Maamar, de 36 anos, abraçada ao corpo da sobrinha Saly, de 5 anos, morta em um bombardeio israelense em Khan Younis, na Faixa de Gaza, ganhou o primeiro prêmio do World Press Photo nesta quinta-feira (18).

A imagem foi registrada pelo fotojornalista Mohammed Salem, da agência de notícias Reuters, no dia 17 de outubro de 2023, no hospital Nasser. A criança morreu com a mãe e a irmã após um míssil atingir sua casa na região sul de Gaza. 

Mohammed Salem encontrou Inas agachada no chão, chorando, abraçando ao corpo da menina, que estava enrolado em um pano branco, no necrotério do Hospital Nasser, onde os moradores iam em busca de parentes desaparecidos. O fotojornalista descreve a foto como um “momento forte e triste que resume o sentido mais amplo do que estava acontecendo na Faixa de Gaza”. 

O registro foi feito dez dias após o início do conflito entre Israel e Hamas, desencadeado no dia 7 de outubro de 2023, quando o grupo extremista atacou Israel. Mais de 1,2 mil pessoas morreram e dezenas foram sequestradas; Em resposta, Israel lançou ataques aéreos e declarou guerra ao Hamas, desde então mais de 30 mil morreram no enclave palestino. 

“O júri ficou profundamente comovido com a forma como esta imagem reproduz uma reflexão emocional em cada espectador. Composto com cuidado e respeito, oferece, ao mesmo tempo, um vislumbre metafórico e literal de uma perda inimaginável”, comentou o júri do World Press Photo. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais