Jornal da Band

Cidades Excelentes: capitais do Sul têm menores índices de analfabetismo

Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre compõem respectivamente o ranking que usa o Índice de Gestão Municipal Áquila

Douglas Santucci

Capitais do Sul têm melhores índices de analfabetismo
Capitais do Sul têm melhores índices de analfabetismo
Renato Araújo/Agência Brasília

As capitais do Sul do Brasil são as com melhores indicadores de analfabetismo acima dos 15 anos, todas com cerca de 2% de taxa do Índice de Gestão Municipal Áquila, usado no Prêmio Band Cidades Excelentes. 

O top 3 é composto por Florianópolis, em Santa Catarina, com 2,07%; Curitiba, no Paraná, com 2,13% e Porto Alegre, em Rio Grande do Sul, com 2,27%. O indicador de analfabetismo faz parte do pilar de educação, avaliado pelo Instituto Áquila. 

Dos seis pilares do Índice de Gestão Municipal Áquila, usado no prêmio Band Cidades Excelentes, a educação é o segundo, atrás de governança, eficiência fiscal e transparência. Ou seja, após um cuidado maior com as contas públicas, o município deve focar esforços na educação de sua população. 

Em Curitiba, o foco da gestão municipal é combater a evasão escolar e melhorar a estrutura, como explica a secretária municipal de Educação da cidade, Maria Silvia Bacila. 

“Todo o trabalho que é feito para alfabetização das nossas crianças e dos nossos estudantes, que estão em idade escolar, nós reproduzimos isso, sempre adaptado, para o adulto que faz parte da nossa rede”, afirma a secretária. 

As cinco cidades com os piores índices ficam no Nordeste - quatro no Piauí, com taxas acima de 40%. São as cidades Alagoinha do Piauí, com 44,40%; Minador do Negrão, em Alagoas, com 43,89%; Caraúbas do Piauí, com 43,83%; Caxingó, também no Piauí, com 43,76% e Paquetá, no Piauí, com 43,69%. 

Em 2024, Band Cidades Excelentes premiará municípios pelo mandato

A 4ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, que valoriza boas práticas de gestão pública, será em ano eleitoral. Por isso, o prêmio neste ano irá analisar cada município ao longo de quatro anos de mandato. Assim, as cidades premiadas serão as que mantiveram ou melhoraram indicadores no período. 

Ser uma cidade excelente requer diversos fatores, pensando nisso, a Band em parceria com o Instituto Áquila trouxe a novidade de premiar os prefeitos pelo conjunto dos quatro anos de mandato, deixando claro como a gestão recebeu o mandato e como vai entregar. 

Tópicos relacionados