Jornal da Band

Polícia realiza operação contra quadrilha que clonava sites de leilão de carros

Mais de 500 sites foram derrubados e seis pessoas foram presas na Grande São Paulo

Da Redação

Polícia realiza operação contra quadrilha que clonava sites de leilão de carros
Polícia realiza operação contra quadrilha que clonava sites de leilão de carros
Reprodução/Jornal da Band

A polícia fez uma megaoperação em São Paulo contra uma quadrilha que clonava sites de leilão de carros para aplicar golpes. Mais de 500 sites foram derrubados e seis pessoas foram presas em São Paulo. A polícia ainda investiga o número de vítimas e o tamanho do prejuízo.

Nesta quinta-feira (25), a polícia cumpriu 12 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em São Paulo, Santo André e em São Bernardo. O grupo criminoso já atuava há cinco anos, dando golpes pela internet, por meio de sites que ofereciam leiloes de carros, porém era tudo falso. Os golpistas clonavam sites de leilão verdadeiros para chamar a atenção dos clientes, mas com valores muito menores.

Eles chegavam a pagar empresas de marketing para impulsionar os leilões nos mecanismos de pesquisa do Google. Assim, o grupo pegava os dados das pessoas e começavam a negociar por WhatsApp. Os compradores só se davam conta de que era um golpe, quando percebiam que o veículo simplesmente não chegava.

O escritório do grupo até existia. E ficava em uma sala alugada em um prédio comercial de Santo André, no ABC Paulista. Segundo testemunhas, os “funcionários”, que na verdade eram golpistas, chegavam para trabalhar e seguiam rigorosamente o horário comercial. Segundo a polícia, eles operavam pelo menos 540 websites e quando um deles começava a ter muitas reclamações, eles retiravam do ar, e colocavam outro, fazendo um rodizio de falsos leiloes. 

Somente em uma delegacia da Zona Norte de São Paulo, foram registradas 10 ocorrências, que se somadas em valores, deram um prejuízo de quase meio milhão de reais para as vítimas. Durante a operação, todos os sites foram derrubados, 61 pessoas foram indiciadas e 50 contas bancarias foram bloqueadas.

Tópicos relacionados