Notícias

ONU: mais de 10 mil mulheres morreram em Gaza desde o início da guerra

Segundo relatório divulgado pela ONU Mulheres, pelo menos 19 mil crianças ficaram órfãs

Da Redação

Mulher em meio a escombros em Gaza
Mulher em meio a escombros em Gaza
REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, que começou em outubro, mais de 10 mil mulheres palestinas morreram na Faixa de Gaza, segundo estimativas da ONU Mulheres em um relatório divulgado nesta terça-feira (16). 

Entre as 10 mil mulheres mortas, seis mil são mães, deixando 19 mil crianças órfãs. “Esse impacto devastador e diferenciado continua fazendo da guerra em Gaza também uma guerra contra as mulheres”, diz a publicação. 

Segundo o relatório, mais de um milhão de mulheres em Gaza enfrentam fome catastrófica, quase sem acesso a alimentos, água potável, sanitários funcionais ou água corrente, criando riscos que ameaçam a vida. 

“Mais de dez mil mulheres foram mortas até agora, das quais cerca de seis mil são mães. As mulheres que sobreviveram aos bombardeios sofrem diariamente de fome, doenças e medo constante. A guerra em Gaza é sem dúvida uma guerra contra as mulheres, que estão pagando um preço elevado por uma guerra que não foi criada por elas”, disse Susanne Mikhail, Diretora Regional da ONU Mulheres nos Estados Árabes, numa conferência de imprensa em Genebra.

A agência da ONU reforça que se junta ao apelo da resolução aprovada pelo Conselho de Segurança em 25 de março, que exige um cessar-fogo imediato em Gaza, a libertação dos reféns e o acesso seguro à ajuda humanitária. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais