Notícias

TRE de SP pede retirada de vídeo em que Lula pede votos para Boulos nas eleições

Decisão ocorre após pré-campanha do atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, entrar com ação contra presidente da República e pré-candidato do Psol

Da redação

Lula e Boulos, em ato do Dia do Trabalho
Lula e Boulos, em ato do Dia do Trabalho
Reprodução/Ricardo Stuckert/PR

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo pediu nesta quinta-feira (2), para que o canal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retire do ar em até 24 horas o vídeo em que pede votos para o deputado federal e pré-candidato à prefeitura da capital paulista, Guilherme Boulos. 

A declaração e o pedido de votos ocorreu durante o discurso do ato do Dia do Trabalho, realizado na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, na capital paulista. A decisão do TRE ocorre após pré-campanha do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, entrar com ação contra presidente da República e pré-candidato do Psol. 

A ação afirma que Lula cometeu “propaganda política antecipada” e quer que o Ministério Público investigue "abuso de poder econômico e de autoridade". 

Além do pedido de retirada, o TRE de SP pede a intimação do YouTube, onde o vídeo está, para retirar o vídeo e também a intimação do Ministério Público Eleitoral após resposta de Lula e da plataforma de vídeos. 

Sobre o pedido para sanções à Lula por propaganda eleitoral antecipada, o TRE afirma que a lei já coíbe condutas e que cabe à Justiça analisar o caso e aplicar, se for comprovada, as sanções cabíveis. “Esta decisão servirá como carta de notificação/intimação/citação e demais comunicações que se fizerem necessárias”, informa a decisão do juiz eleitoral Paulo Eduardo de Almeida Sorci. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais