Grupo varejista Casas Bahia anuncia acordo de recuperação extrajudicial

Marca histórica do varejo nacional acumula dívidas de R$ 4,1 bilhões com credores

Da Redação

O grupo varejista Casas Bahia anunciou na noite de domingo (28) que fechou um plano de recuperação extrajudicial com os seus credores.  

A empresa acumula uma dívida de R$ 4,1 bilhões, com vencimento previsto para 2027. Com o acordo, essa dívida poderá ser paga em 2029 ou 2030. A negociação partiu da iniciativa da própria Casas Bahia, que se antecipou a uma possível ação judicial e conversou com os principais bancos credores.  

O grupo registrou prejuízo nos últimos seis semestres. Segundo a empresa, a combinação da pandemia, com os juros altos no Brasil e a expansão do comércio eletrônico afetaram no desempenho.  

A atual gestão também avalia que errou ao mudar o modelo de negócio, apostando forte no comércio online, mercado dominado por gigantes estrangeiros. Agora, o plano é retomar o investimento no comércio presencial.  

A Casas Bahia foi fundada em 1952 por Samuel Klein e se tornou uma das principais redes varejistas do Brasil. A família Klein não possuí o controle majoritário do grupo desde 2009, quando a empresa foi comprada pelo Pão de Açúcar.  

Tópicos relacionados