Nível do Guaíba baixa ao menor nível desde sábado antes de virada do tempo

Última medição mostra redução de 14 centímetros de ontem para hoje, registrando agora 5,13 metros

Da Redação

Regiões atingidas pelas cheias do Guaíba
Regiões atingidas pelas cheias do Guaíba
Reprodução/Redes Socias

A prefeitura de Porto Alegre afirmou nesta quarta-feira que o nível do Guaíba teve uma baixa significativa nas últimas 24 horas e registra o menor nível dos últimos quatro dias, quando superou a marca de 5 metros. A última medição mostra redução de 14 centímetros de ontem para hoje, registrando agora 5,13 metros - o limite de inundação é de 3 metros.

A redução do nível é importante também por conta de uma nova virada do tempo que está prevista para regiões do Rio Grande do Sul, que podem chuva de granizo e ventos de até 100 km/h, segundo alerta do Inmet. De acordo com projeções de cientistas da UFRGS, o Guaíba pode demorar pelo menos mais 10 dias para ficar abaixo do limite de inundação e cerca de 30 dias para voltar ao seu nível normal.

"Hoje é esperada uma virada no tempo, que é significativa. É uma virada importante, com temporais vindo. Sistemas meteorológicos apontam para mais chuva, mais quantidade de água. Outros apontam para a chuva mais forte, ou seja, mais temporais. Nesse momento é importante que todas as autoridades se prepararem para o pior, imaginar que está vindo muita água, só que com esse cenário do nível do Guaíba baixando. Já temos uma notícia mais positiva para começar o dia", disse a repórter Joana Treptow, direto de Porto Alegre, durante o Jornal Gente, na Rádio Bandeirantes.

As tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias já contabilizam 95 mortos, 128 desaparecidos e 372 feridos. Ao todo, 1,4 milhão de pessoas de 414 cidades foram afetadas pelos estragos.

Tópicos relacionados