Band Paraná

Rodoviária de Curitiba tem recorde com quase 5,5 milhões de pessoas

Movimento cresceu 10% em 2025, com aumento de embarques e desembarques puxado pelo turismo e pela procura pelo litoral do Paraná

Bárbara Hammes
BÁRBARA HAMMES

27/02/2026 • 14:17 • Atualizado em 27/02/2026 • 14:17

A Rodoviária de Curitiba registrou em 2025 o maior movimento já registrado no terminal, com quase 5,5 milhões de pessoas entre embarques e desembarques, o que representa aumento de 10% em relação a 2024, segundo dados da Urbs.

Compartilhar

Recorde de movimento em 2025

De acordo com a empresa, os embarques somaram quase 3 milhões de pessoas no período, alta de 9% na comparação com 2024. Já os desembarques passaram de 2,5 milhões de usuários, crescimento de 18%, o que ajudou a consolidar o resultado recorde no terminal.

Os números consideram todo o ano de 2025 e reforçam o papel da rodoviária como principal porta de entrada e saída da capital para viagens de média e longa distância, tanto dentro do Paraná quanto para estados vizinhos.

Litoral e interior puxam embarques

A aposentada Laudiceia Saturnino Ribeiro saiu de Arapongas, no norte do Paraná, até a rodoviária da capital e, de lá, segue para Guaratuba, no litoral, onde disputa uma competição de bolão, modalidade de pinos que lembra o boliche.

"Prefiro viajar de ônibus, é mais tranquilo e a gente já vai aproveitando para curtir o jogo e o litoral", afirmou Laudiceia, que usou o terminal como ponto de passagem entre o norte do estado e o litoral paranaense.

Ela representa o movimento de passageiros que utilizam a estrutura da capital para chegar ao litoral do Paraná. Segundo a Urbs, uma parcela expressiva dos embarques em 2025 teve como destino cidades litorâneas, com destaque para Antonina e Paranaguá.

Na sequência dos destinos mais procurados aparecem municípios do norte do estado e de Santa Catarina, o que reforça a posição do terminal como hub de ligação entre diferentes regiões do Sul e do Sudeste.

Turismo em alta na capital

Entre os visitantes que chegaram à cidade em 2025, a maior parte desembarcou do interior do Paraná e dos estados de São Paulo e Santa Catarina. Ao todo, mais de 2,5 milhões de pessoas desceram na rodoviária ao longo do ano.

Conforme a Urbs, o aumento do turismo em Curitiba é um dos fatores que explicam o crescimento do movimento no terminal. A empresa aponta que a maior procura pela capital contribuiu diretamente para o recorde de circulação registrado no ano.