
Inverno começa em SP com massa de ar frio e alerta para risco de queimadas
Paulo Pinto/Agência Brasil
O inverno começou oficialmente no Estado de São Paulo com características marcantes da estação: temperaturas amenas, nevoeiro e a chegada de uma massa de ar frio e seco. Neste domingo (21), diversas regiões paulistas amanheceram com névoa úmida, que se dissipou logo nas primeiras horas com o aquecimento solar, dando lugar ao predomínio do sol na maior parte dos municípios.
A atuação dessa massa de ar seco garante tempo estável em quase todo o mapa paulista, mas acende o sinal de alerta para o risco de incêndios florestais. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil divulgou o mapa de risco de incêndio para o período de 21 a 26 de junho, apontando que a situação deve se agravar significativamente na segunda-feira (22), quando grandes áreas do centro, norte e oeste do estado entrarão em níveis de "Alerta" e "Emergência". O risco começa a ceder gradativamente a partir de terça-feira (23), concentrando-se em faixas isoladas do norte paulista.
O comportamento das temperaturas vai expor a diversidade climática das diferentes regiões paulistas ao longo deste domingo. Nas cidades localizadas entre o centro e o sul do território, o dia será mais frio, com temperaturas máximas oscilando entre 16°C e 22°C. Já nos municípios situados entre o centro e o norte, o sol forte eleva um pouco mais os termômetros, com máximas previstas entre 22°C e 27°C.
A única exceção ao tempo completamente seco e firme será a faixa litorânea do estado. Nessas áreas, a circulação de ventos marítimos pode provocar pancadas de chuva isoladas, embora sem acumulados significativos. Além disso, as autoridades alertam para a possibilidade de rajadas de vento de até 65 km/h em pontos isolados da costa paulista, o que exige cuidado redobrado de navegantes e moradores da região.
Newsletter Notícias
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail.
Selecione os seus temas favoritos:

