Band Vale

XTERRA estreia em São Sebastião com conquistas de atletas locais

E fortalece turismo esportivo na baixa temporada

Bandfy - Prefeitura de São Sebastião - Conteúdo Patrocinado
BANDFY - PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO - CONTEÚDO PATROCINADO

24/06/2026 • 16:00 • Atualizado em 24/06/2026 • 16:01

XTERRA estreia em São Sebastião com conquistas de atletas locais

XTERRA estreia em São Sebastião com conquistas de atletas locais

Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião viveu um fim de semana histórico com a realização da primeira etapa do XTERRA no município. Entre os dias 20 e 21 de junho, atletas transformaram os bairros de Cambury e Camburizinho, na Costa Sul da cidade, em um cenário de esporte, superação e contato com a natureza, consolidando o município no circuito de um dos maiores eventos de esportes outdoor do mundo.

Compartilhar

Além de reunir competidores de diversas regiões do país, a etapa teve forte participação de atletas sebastianenses, que conquistaram resultados expressivos em diferentes modalidades e representaram o município em provas de natação em mar aberto, corrida em trilha e triathlon.

Na prova Swim Storm, no feminino, Ana Luiza Marcelino Pereira conquistou o 3º lugar geral. Também se destacaram Camila Deraco, com o 1º lugar na categoria e o 7º lugar geral feminino; Larissa Souza, com o 3º lugar na categoria de 30 a 39 anos; Milena Monteiro, com o 4º lugar na categoria e o 14º lugar geral feminino; Sarah Alencar, com o 8º lugar na categoria e o 28º lugar geral feminino; Camila Tosi, com o 2º lugar na categoria de 30 a 39 anos e o 25º lugar geral feminino; e Alice Lopes, com o 2º lugar na categoria e o 18º lugar geral feminino.

Entre os homens, Gabriel Carvalho dos Santos foi o campeão geral da prova, seguido por Paulo Henrique Ameko, que conquistou o 3º lugar geral. Também obtiveram bons resultados Jorge Rosário, com o 3º lugar na categoria; Alan Teixeira, com o 7º lugar na categoria; Felipe Sarak, com o 2º lugar na categoria de 40 a 49 anos; Luis, com o 12º lugar na categoria e o 52º lugar geral masculino; e Pedro Guilherme Izidoro, com o 3º lugar na categoria.

Na Trail Run 10 quilômetros, Ademilton Teixeira conquistou o 1º lugar geral. Também se destacaram Catarina, com o 6º lugar geral e o 1º lugar na categoria; Sidinéia, com o 7º lugar geral e o 1º lugar na categoria; Katia de Almeida, com o 23º lugar geral e o 7º lugar na categoria; Thiago José, com o 29º lugar geral e o 9º lugar na categoria; Marcela Oliveira, com o 36º lugar geral e o 14º lugar na categoria; Ielton Diego, com o 44º lugar geral e o 2º lugar na categoria; Eliana Sanchez dos Santos, com o 50º lugar geral e o 3º lugar na categoria; Natália Lopes, com o 56º lugar geral e o 22º lugar na categoria; Lucicleide Soares, com o 57º lugar geral e o 22º lugar na categoria; Lucélia Pires, com o 77º lugar geral e o 8º lugar na categoria; e Leonardo Vieira, com o 119º lugar geral e o 9º lugar na categoria.

Nos 21 quilômetros, a sebastianense Mari Moraes foi campeã geral feminina da prova. Também obtiveram destaque Rosivaldo, com o 9º lugar geral e o 1º lugar na categoria; Aparecida Fernando Cavalcante, com o 8º lugar geral feminino e o 3º lugar na categoria; Adelvan, com o 20º lugar geral e o 7º lugar na categoria; Rosângela Aparecida, com o 24º lugar geral e o 1º lugar na categoria; Débora Cristina, com o 30º lugar geral e o 9º lugar na categoria; Maria Inês, com o 33º lugar geral e o 11º lugar na categoria; e Antenor Silveira Lima, com o 65º lugar geral e o 1º lugar na categoria.

No Triathlon, Ana Jorge garantiu o 7º lugar geral e o 3º lugar na categoria. Já no Triathlon Revezamento, Rhandal Porto conquistou o 1º lugar geral.

A estreia do XTERRA também representou um marco para o posicionamento de São Sebastião no turismo esportivo. Presente em 47 países, o circuito escolheu o município pela combinação entre mar, trilhas, montanhas e áreas preservadas de Mata Atlântica, características que destacaram a etapa dentro do calendário internacional.

Durante os dias de evento, cerca de 3 mil atletas, além de familiares, equipes de apoio e visitantes, circularam pela cidade, gerando reflexos positivos para bares, restaurantes, meios de hospedagem e o comércio local.

Levantamento do Observatório de Turismo de São Sebastião apontou que a ocupação efetiva da rede hoteleira alcançou 43,13%, superando a expectativa inicial de 37,39%. O melhor desempenho foi registrado no Extremo Sul, região que recebeu as provas, com ocupação de 52,46%.

A pesquisa também mostrou que mais de 72% do público era formado por visitantes de outras cidades, reforçando o potencial do esporte como ferramenta de movimentação econômica durante todas as estações do ano.

Com a estreia do XTERRA, São Sebastião amplia seu calendário de grandes eventos e reforça sua vocação para integrar esporte, natureza e desenvolvimento, demonstrando capacidade para receber competições de alcance nacional e internacional.

Tópicos relacionados