BandNews FM

SP: Governo investiga uso de vídeo do MBL em material escolar na rede estadual

Não é a primeira vez que conteúdos da rede estadual de ensino em São Paulo causam polêmicas; material produzido por inteligência artificial já havia apresentado erros crassos

BandNews FM

Tarcísio apresentará proposta de privatização da Sabesb ao TCU
Tarcísio apresentará proposta de privatização da Sabesb ao TCU
Reprodução/Governo de SP

Uma nova falha em materiais didáticos da rede estadual de ensino de São Paulo foi encontrada. De acordo com a equipe de reportagem da BandNews FM, um conteúdo do Movimento Brasil Livre, conhecido como MBL, foi parar em uma aula do Governo paulista.

Questionado, a secretaria de Educação comunicou que a aula foi retirada do sistema e que o conteúdo foi completamente editado. Uma apuração preliminar, segundo a pasta, foi instaurada para responsabilizar os envolvidos e um protocolo de revisão de aulas, e demais conteúdos, foi estabelecido.

A secretaria não informou por quanto tempo o conteúdo ficou no ar e nem o motivo de um material do MBL ter sido introduzido nas aulas da rede estadual de ensino, mas não houve resposta.

O Movimento Brasil Livre é uma organização política que esteve a frente de manifestações contra governos de esquerda, pró-impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e foi um dos principais disseminadores do chamado 'Escola Sem Partido' - iniciativa com intuito de combater suposto ensino com viés de esquerda nas instituições públicas.

O problema no material didático não é uma novidade desde o início do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), uma vez que já houve um lançamento de material didático produzido via inteligência artificial e que tinha informações inverídicas, como praias na cidade de São Paulo e erros básicos de cálculos matemáticos.

Tópicos relacionados