Bandnews FM
BandNews FM Rio

Justiça Federal condena 6 pessoas por desvio do SUS em Barra do Piraí

Esquema teria desviado mais de R$ 824 mil da saúde pública no Sul Fluminense, segundo o MPF

Por Redação
REDAÇÃO

19/06/2026 • 18:41 • Atualizado em 19/06/2026 • 18:41

A Justiça Federal condenou

A Justiça Federal condenou

Reprodução

A Justiça Federal condenou seis pessoas envolvidas em um esquema criminoso de desvio de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Barra do Piraí, no Sul Fluminense.

Compartilhar

As penas variam entre 6 e 19 anos de reclusão e atendem a pedidos do Ministério Público Federal, com base em investigações da Polícia Federal.

As fraudes ocorreram entre abril e setembro de 2013, durante o mandato-tampão do então presidente da Câmara Municipal, Espedito Monteiro de Almeida. Segundo a apuração, o esquema causou um prejuízo de mais de R$ 824 mil aos cofres públicos, afetando o atendimento à saúde da população.

Em razão do foro por prerrogativa de função, Espedito Monteiro foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região e acabou absolvido.