Bandnews FM
BandNews FM Rio

Rodoviários anunciam greve de ônibus no Rio a partir da próxima segunda

Sindicato afirma que não houve avanço nas negociações e categoria rejeita proposta de reajuste das empresas

Daniel Henrique
DANIEL HENRIQUE

22/06/2026 • 19:26 • Atualizado em 22/06/2026 • 19:26

Rodoviários anunciam greve de ônibus no Rio a partir da próxima segunda-feira (29)

Rodoviários anunciam greve de ônibus no Rio a partir da próxima segunda-feira (29)

Reprodução Agência Brasil

O Sindicato dos Rodoviários anunciou que os motoristas de ônibus do Rio de Janeiro vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (29).Segundo a entidade, o Rio Ônibus não voltou a procurar o sindicato para avançar nas negociações após o período de assembleia. O estado de greve foi aprovado no dia 11 de junho, após a rejeição da proposta apresentada pelas empresas.A proposta previa reajuste salarial de 4,39%, equivalente à inflação acumulada no período de 12 meses até abril. Com isso, motoristas de ônibus convencionais teriam aumento de R$ 150,15, enquanto os de veículos articulados receberiam reajuste de R$ 180,17. Também estava previsto aumento de R$ 29 no auxílio-alimentação.O presidente do sindicato, Sebastião José, afirma que a categoria pede melhores condições de trabalho e mais valorização profissional.O sindicato mantém a proposta apresentada anteriormente, que prevê salário de R$ 5 mil para motoristas de articulados e R$ 4 mil para os demais, além de auxílio-alimentação de R$ 1.000.A pauta também inclui fim de contratos temporários, contratação via CLT para profissionais do BRT, jornada 5x2, manutenção do passe livre para a categoria, indenização do intervalo de almoço e plano de saúde e odontológico.

Compartilhar

Tópicos relacionados