
Governo de SP dispensa aulas da rede estadual no dia do jogo do Brasil
Reprodução/ Jornal da Band
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informa que, nos dias em que houver partidas da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo com início no horário das aulas, os estudantes e professores da rede estadual estão dispensados das atividades letivas presenciais. A determinação visa adequar o funcionamento das escolas ao calendário do torneio mundial, garantindo a segurança e o deslocamento da comunidade escolar nos períodos de maior fluxo urbano.
De acordo com as diretrizes oficiais, a medida vale para todas as fases da competição em que houver coincidência entre o horário do jogo e o turno de ensino. Portanto, ela já tem incício na próxima segunda-feira (29), quando o Brasil faz o primeiro jogo da fase mata-mata.
Contudo, a aplicação da dispensa em etapas avançadas fica estritamente condicionada à classificação da Seleção Brasileira no campeonato.
Reposição de aulas e calendário escolar
Para garantir o estrito cumprimento dos 200 dias letivos previstos pela legislação federal brasileira e evitar qualquer tipo de prejuízo pedagógico aos alunos, as aulas dispensadas serão integralmente repostas.
O cronograma estabelece que as atividades de reposição ocorram aos sábados, conforme o calendário específico a ser definido de forma autônoma por cada unidade escolar do estado.
A Secretaria da Educação ressalta que toda reposição programada deve ser comunicada previamente às famílias dos estudantes. Além disso, o planejamento pedagógico elaborado pelas escolas necessita de homologação formal por parte das Unidades Regionais de Ensino antes de ser executado.
As diretorias de ensino acompanham a formulação dos novos calendários locais para assegurar que a carga horária anual obrigatória seja integralmente atingida pelas instituições de ensino público paulistas.

