
Prefeitura de Osasco joga no lixo livros de biblioteca municipal
Cadu Simões/X
Resumo
O descarte de centenas de livros da Biblioteca Pública Monteiro Lobato pela Prefeitura de Osasco ocorreu na sexta-feira (24), com registros em imagens, textos e vídeos gerando repercussão nas redes sociais.
A prefeitura justificou a medida afirmando que as obras estavam mofadas e contaminadas por fungos, e que o descarte foi necessário para evitar contaminação do restante do acervo, enquanto o espaço segue fechado para reformas desde 2020.
A decisão recebeu críticas de moradores, como o quadrinista Cadu Simões e a ex-vereadora Juliana Gomes Curvelo, que apontaram descaso e prejuízo ao acesso à leitura, enquanto a prefeitura informou que o acervo está sendo acompanhado por bibliotecários e que os títulos descartados serão repostos, sem data definida para reabertura da biblioteca.
A Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo, descartou centenas de livros da Biblioteca Pública Monteiro Lobato na última sexta-feira (24).
Imagens, textos e vídeos que registraram a ação da administração municipal repercutiram nas redes sociais ao longo do fim de semana.
Em nota, a prefeitura afirmou que as obras estavam mofadas e contaminadas por fungos, e que o descarte foi necessário “para evitar a contaminação de outros exemplares”. O espaço está fechado para reformas desde 2020.
Críticas
O quadrinista Cadu Simões, morador da cidade, criticou a medida em publicação na rede social X. Para ele, a decisão evidencia descaso com o papel da biblioteca.
Segundo o artista, parte de sua coleção de quadrinhos havia sido doada ao local e pode ter sido descartada. A prefeitura não detalhou quantos nem quais títulos foram jogados fora.
“Mesmo livros com fungos não precisariam, necessariamente, ser descartados, já que podem ser recuperados com tratamento adequado. Se chegaram a esse estado, foi por descaso tanto de Rogério Lins quanto de Gerson Pessoa”, escreveu.
A ex-vereadora Juliana Gomes Curvelo também se manifestou contra a decisão. Em publicação nas redes sociais, afirmou que o espaço historicamente garantia acesso à leitura para estudantes da rede pública.
“Hoje vemos o oposto: livros sendo descartados, um espaço esvaziado e uma história ignorada”, declarou.
Reposição do acervo
Na nota, a prefeitura informou que o acervo está sendo acompanhado por bibliotecários e que os títulos descartados serão repostos após a aquisição de novos exemplares.
Segundo a administração municipal, a biblioteca passa por um processo de reestruturação para melhorar o atendimento à população, mas ainda não há previsão para a reabertura.
*Com informações da Agência Brasil.

