Educação

Prefeitura de Osasco joga no lixo livros de biblioteca municipal

A administração alegou que o acervo estava contaminado com fungos

Da redação
DA REDAÇÃO

27/04/2026 • 15:39 • Atualizado em 27/04/2026 • 15:39

Prefeitura de Osasco joga no lixo livros de biblioteca municipal

Prefeitura de Osasco joga no lixo livros de biblioteca municipal

Cadu Simões/X

Resumo

O descarte de centenas de livros da Biblioteca Pública Monteiro Lobato pela Prefeitura de Osasco ocorreu na sexta-feira (24), com registros em imagens, textos e vídeos gerando repercussão nas redes sociais.

A prefeitura justificou a medida afirmando que as obras estavam mofadas e contaminadas por fungos, e que o descarte foi necessário para evitar contaminação do restante do acervo, enquanto o espaço segue fechado para reformas desde 2020.

A decisão recebeu críticas de moradores, como o quadrinista Cadu Simões e a ex-vereadora Juliana Gomes Curvelo, que apontaram descaso e prejuízo ao acesso à leitura, enquanto a prefeitura informou que o acervo está sendo acompanhado por bibliotecários e que os títulos descartados serão repostos, sem data definida para reabertura da biblioteca.

A Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo, descartou centenas de livros da Biblioteca Pública Monteiro Lobato na última sexta-feira (24).

Compartilhar

Imagens, textos e vídeos que registraram a ação da administração municipal repercutiram nas redes sociais ao longo do fim de semana.

Em nota, a prefeitura afirmou que as obras estavam mofadas e contaminadas por fungos, e que o descarte foi necessário “para evitar a contaminação de outros exemplares”. O espaço está fechado para reformas desde 2020.

Críticas

O quadrinista Cadu Simões, morador da cidade, criticou a medida em publicação na rede social X. Para ele, a decisão evidencia descaso com o papel da biblioteca.

Segundo o artista, parte de sua coleção de quadrinhos havia sido doada ao local e pode ter sido descartada. A prefeitura não detalhou quantos nem quais títulos foram jogados fora.

“Mesmo livros com fungos não precisariam, necessariamente, ser descartados, já que podem ser recuperados com tratamento adequado. Se chegaram a esse estado, foi por descaso tanto de Rogério Lins quanto de Gerson Pessoa”, escreveu.

A ex-vereadora Juliana Gomes Curvelo também se manifestou contra a decisão. Em publicação nas redes sociais, afirmou que o espaço historicamente garantia acesso à leitura para estudantes da rede pública.

“Hoje vemos o oposto: livros sendo descartados, um espaço esvaziado e uma história ignorada”, declarou.

Reposição do acervo

Na nota, a prefeitura informou que o acervo está sendo acompanhado por bibliotecários e que os títulos descartados serão repostos após a aquisição de novos exemplares.

Segundo a administração municipal, a biblioteca passa por um processo de reestruturação para melhorar o atendimento à população, mas ainda não há previsão para a reabertura.

*Com informações da Agência Brasil.