Band Entretê

Morte de Michael Jackson foi há 17 anos: relembre como era o mundo em 2009

No ano da morte do Rei do Pop, os brasileiros viviam o auge das comunidades no Orkut e o mundo enfrentava a "gripe suína"

Stefani Sousa
STEFANI SOUSA

25/06/2026 • 07:30 • Atualizado em 25/06/2026 • 07:30

Michael Jackson em 2009

Michael Jackson em 2009

Reprodução/REUTERS/Stefan Wermuth

Em 25 de junho de 2009, a morte precoce do cantor Michael Jackson chocou o mundo. Aos 50 anos, o Rei do Pop foi vítima de uma parada cardiorrespiratória causada por intoxicação aguda por propofol.

Compartilhar

O caso culminou no julgamento e na condenação, em 2011, do médico do artista, que havia aplicado a medicação. Passados 17 anos, Michael Jackson continua sendo uma das figuras mais influentes da história da música pop. Mas afinal, como era o mundo em junho de 2009? Relembre abaixo!

Crise na saúde

Duas semanas antes do falecimento do cantor, em 11 de junho de 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia decretado oficialmente a pandemia global de Influenza A (H1N1), popularmente chamada de "gripe suína". Essa foi a primeira grande crise de saúde coletiva do século XXI.

Além disso, a comunidade internacional ainda lidava com os desdobramentos da crise financeira global de 2008. No cenário político dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama vivia o seu primeiro ano de mandato.

Paralelamente, o Brasil enfrentava o luto pelo desaparecimento do voo 447 da Air France no Oceano Atlântico, ocorrido no fim de maio. Durante o mês de junho, equipes de resgate ainda buscavam destroços e corpos na região da tragédia.

Ascensão das divas pop

No universo cultural, o período foi marcado por uma transição geracional. As paradas musicais mundiais eram dominadas pelo álbum “The Fame”, de Lady Gaga, com os hits "Just Dance" e "Poker Face", e pela era “I Am... Sasha Fierce”, de Beyoncé, com o sucesso "Single Ladies". No cenário country, Taylor Swift estourava globalmente com o disco “Fearless”.

Estreia no Brasil

Na televisão brasileira, o mês de junho de 2009 foi marcado pela gravação e exibição da primeira temporada do reality show A Fazenda, da TV Record, que dominava as pautas de fofocas e viria a consagrar Dado Dolabella como campeão meses depois.

Crepúsculo no cinema e Glee na TV

O mercado do cinema e da televisão era dominado pelas sagas de fantasia adolescente, com destaque para a febre de Crepúsculo, com milhares de fãs se deliciando com o triângulo amoroso entre Bella, Edward e Jacob. Na televisão norte-americana, o seriado Glee havia estreado em maio de 2009, iniciando um fenômeno cultural de vendas de trilhas sonoras.

“Boom” das redes sociais

O termo “influenciadores” ainda não existia no contexto da web e, no Brasil, a rede social da vez era o Orkut. O ano de 2009 marcou o início da transição para a cultura digital contemporânea e o surgimento de celebridades puramente digitais. O Twitter ganhou tração massiva entre famosos exatamente naquele período.

No segundo semestre de 2009, grandes nomes da TV estrearam na plataforma. O caso mais emblemático foi o de Xuxa Meneghel, que em agosto daquele ano viralizou com os históricos desabafos em caixa alta e o bordão "É O MEU JEITINHO", abandonando a rede logo depois após críticas a um erro ortográfico cometido por sua filha Sasha.

Tópicos relacionados