
Memphis Depay, atacante do Corinthians
Rodrigo Coca / Corinthians
Nesta quarta-feira (28), o Corinthians enfrentou o Bahia na Vila Belmiro, em Santos (SP), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026. O Timão perdeu o jogo por 2 a 1. A escolha do estádio despertou a curiosidade de torcedores e do público em geral e levou a pergunta “por que o Corinthians vai jogar na Vila Belmiro?” a figurar entre as mais buscadas no Google.
A resposta envolve logística, calendário e um acordo esportivo entre Corinthians e Santos.
Troca de mandos entre Corinthians e Santos
Corinthians e Santos firmaram um acordo para trocar mandos de campo em jogos no início da temporada 2026.
Pelo acerto, o Santos vai atuar como mandante na Neo Química Arena, casa do Corinthians em São Paulo, em uma rodada do Campeonato Paulista, enquanto o Corinthians “cedeu” a Vila Belmiro, estádio tradicional do Peixe, para mandar a estreia no Brasileirão contra o Bahia.
Esse tipo de acordo não é comum, mas vem sendo utilizado por clubes quando há interesse mútuo ou vantagem estratégica para ambos os lados.
No caso, o Santos assegurou uma data e um local de maior capacidade para um jogo relevante do Campeonato Paulista, enquanto o Corinthians ganhou mais flexibilidade de calendário. Ao mandar a partida fora da capital, o clube conseguiu antecipar o jogo de estreia no Brasileiro, reduzir conflitos de logística e segurança em São Paulo e ampliar o tempo de descanso do elenco antes de compromissos decisivos no início da temporada.
A escolha da Vila Belmiro foi motivada por condições práticas de calendário e preparação física:
- Antecipar a data do jogo: originalmente o duelo com o Bahia estava marcado para 29 de janeiro, na Neo Química Arena. A mudança permitiu que o Corinthians jogasse no dia 28, alinhando o seu calendário com o do Flamengo, adversário do Timão na Supercopa do Brasil, marcada para o dia 1º de fevereiro.
- Mais tempo de descanso: ao jogar um dia antes, o Corinthians garante mais tempo de recuperação física para seus atletas antes do confronto da Supercopa, um título de grande relevância no calendário de 2026.
- Disponibilidade de estádios em São Paulo: a cidade de São Paulo já teria outro jogo de grande porte na mesma data (São Paulo x Flamengo no Morumbi), o que dificultaria a logística de policiamento e operação em dois jogos simultâneos de grande público.
Uma situação inédita em três décadas
Essa será a primeira vez em cerca de 30 anos que o Corinthians manda um jogo oficial na Vila Belmiro. Historicamente, a equipe já fez amistosos como mandante no estádio (no Torneio de Verão em 1986 e 1996), mas nunca em uma partida oficial de campeonato nacional.
O Corinthians vai jogar na Vila Belmiro não por uma “obrigação” esportiva, mas por uma combinação de acordo com o Santos, necessidade de reorganização de datas e busca por vantagem logística na preparação da equipe para uma sequência importante de jogos no início da temporada.
Não perca nenhum lance!
Leia o melhor do esporte de graça, direto no seu e-mail
Selecione os seus temas favoritos:

