Esporte na Band

Flamengo vai ganhar mais do que outros clubes da Libra? Entenda

Saída do Palmeiras da Libra movimentou os repasses entre os clubes da liga

Da redação
DA REDAÇÃO

07/05/2026 • 12:23 • Atualizado em 07/05/2026 • 16:38

Bap, presidente do Flamengo

Bap, presidente do Flamengo

Reprodução/ X/ BapLuizEduardo

Com a saída do Palmeiras da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), a divisão nos valores que serão pagos aos clubes se tornou motivo de polêmica se o Flamengo seria o maior beneficiado ou não do grupo.

Compartilhar

Enquanto a Futebol Forte União (FFU) decidiu fragmentar a venda de direitos de TV, a Libra optou por vender todos os direitos a uma única emissora pelo valor de R$ 1,17 bi por temporada.

Inicialmente, o Flamengo tentou negociar as regras atualizadas para o repasse, mas foi recusado pelos dirigentes dos demais clubes. Contudo, em setembro de 2025, o clube conseguiu uma liminar na Justiça que suspendeu os pagamentos a esta emissora.

Naquele momento, a disputa entre os diretores se tornou pública. A diretoria do clube carioca encontrou brechas no estatuto da Libra:

1. O documento assinado por todos os clubes não havia determinado o peso de cada plataforma no contrato com a emissora carioca.

2. O Flamengo entendia que a verba vinculada à audiência tinha critério incompleto.

O estatuto definiu que o dinheiro da Globo na Série A se divide em:

- 40% iguais para todos os clubes;

- 30% de acordo com a posição na tabela;

- 30% conforme as audiências das partidas.

Para os 30% de audiência, o regimento diz que a distribuição será "calculada de acordo com a porcentagem de audiência de cada Clube Associado sobre o total dos Clubes Associados da Série A, por plataforma de transmissão ou streaming".

Como não havia a determinação do peso de cada plataforma nem no estatuto da Libra, nem no contrato com a emissora escolhida, o Flamengo encontrou a brecha para questionar judicialmente o repasse das verbas.