Esporte na Band

João Fonseca conquista vice-campeonato de duplas no ATP 500 de Halle

Depois de ser eliminado precocemente no simples, brasileiro foi derrotado por dupla francesa e ficou com vice nas duplas em Halle

Por Redação
REDAÇÃO

21/06/2026 • 10:41 • Atualizado em 21/06/2026 • 14:18

Fonseca conquista vice-campeonato nas duplas em Halle

Fonseca conquista vice-campeonato nas duplas em Halle

@atphalle_official

Em partida dura neste domingo (21), João Fonseca e o alemão Daniel Altmaier foram derrotados e ficaram com o vice-campeonato na chave de duplas do ATP 500 de Halle. Os franceses Theo Arribage e Albano Olivetti ficaram com o título, vencendo por 2 a 0, com as parciais de 7/6 (7/2) e 6/4.

Compartilhar

João jogou pelo seu primeiro título na grama. A boa semana na duplas "compensou" o desempenho ruim na chave de simples, em que Fonseca, 25º do mundo, foi eliminado na estreia pelo alemão Yannick Hanfmann, 59º, vencendo apenas quatro games.

Como foi a decisão nas duplas

Na decisão de domingo (21), Fonseca e Altmaier, que atuavam juntos pela primeira vez, tiveram dificuldade contra dois especialistas e entrosados. Olivetti é o 30º do ranking de duplas, e Arribage, o 34º. Fonseca ocupa o 159º posto, e o alemão, apenas o 891º.

Os franceses fizeram bom uso do serviço e não deram muita oportunidade para os adversários ganharem ritmo de jogo na devolução. Pressionando os saques rivais, os franceses logo abriram 5 a 1.

Com dois saques contundentes de Olivetti, levaram o tie break por 7 a 2 e o primeiro set. As estatísticas mostraram como a dupla do brasileiro sofreu com o saque dos rivais, que venceram 93% dos pontos com o primeiro e segundo serviço.

Os franceses começaram o segundo set pressionando o saque de Fonseca, que conseguiu confirmar. Na sequência, porém, a dupla do brasileiro obrigou que os franceses precisassem ganhar algumas trocas de bola após o saque de Olivetti. No quinto game, aconteceu a primeira e única quebra da partida no serviço do brasileiro. Arribage e Olivetti mantiveram o bom desempenho no serviço e fecharam o jogo em 6/4.

Campanha na grama

A campanha até o vice-campeonato começou com convite da organização do torneio alemão para a dupla de Fonseca disputar o qualifying. Fonseca e Altmaier foram eliminados na segunda e última rodada, mas foram beneficiados por uma desistência de última hora e entraram na chave principal como lucky losers (perdedores sortudos).

Na semifinal, contra o italiano Flavio Cobolli e o norte-americano Ben Shelton, fizeram um jogo disputado, salvando inclusive match point.

Agora, João Fonseca dá continuidade à preparação para Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada e disputado na grama, no ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra. O tenista de 19 anos será o cabeça de chave 2 e folga na primeira rodada. Sua estreia será nas oitavas de final contra um adversário vindo do qualificatório.

Tópicos relacionados