Jogo do Irã na Copa do Mundo tem protestos contra o governo iraniano
Manifestantes iranianos acusaram o regime local de execuções e censura

Bandeira com leão é símbolo do protesto contra o regime
REUTERS/Mike Blake
O segundo jogo do Irã na Copa do Mundo teve protestos contra o regime do país. Antes da partida contra a Bélgica, neste domingo (21), manifestantes se reuniram na Califórnia e mostraram cartazes e bandeiras em oposição ao governo.
Continua depois da publicidade
Os manifestantes são iranianos ou filhos deles que criticaram a República Islâmica do Irã, decretada a partir de 1979. Por isso eles exibem uma bandeira que tem um leão no centro, que era utilizada antes dessa mudança de regime. Muitos iranianos querem a volta do regime monárquico, da dinastia Pahlavi, no lugar dos aiatolás.
Os iranianos também exibiram faixas que acusam o governo de praticar execuções e censuras.
Outros também destacaram que a seleção do Irã não representa o país, pediram para a Fifa mudar o uso da bandeira e alguns criticaram a entidade diretamente, inclusive pedindo boicote contra a Copa.
Continua depois da publicidade
Fique por dentro das últimas
notícias

