Jogo Aberto

Corinthians anuncia demissão do técnico Ramón Díaz

Campeão paulista em 2025, técnico argentino caiu após derrota para o Fluminense, pelo Brasileirão; Dorival foi contatado para assumir o cargo

Da redação
DA REDAÇÃO

17/04/2025 • 17:40 • Atualizado em 17/04/2025 • 17:40

O Corinthians oficializou a demissão do técnico Ramón Díaz na tarde desta quinta-feira (17). O argentino de 65 anos e sua comissão técnica, composta por Emiliano Díaz, Bruno Urribarri e Osmar Ferreyra, além do preparador físico Diego Pereira, deixam o comando técnico do clube após a derrota por 2 a 0 para o Fluminense, a segunda seguida do clube no Brasileirão 2025.

Compartilhar

Díaz tinha vínculo com o Timão até o fim deste ano. O repórter João Paulo Cappellanes havia antecipado a decisão da diretoria mais cedo, no Jogo Aberto.

Segundo o repórter Luís Fabiani, da Rádio Bandeirantes, o Corinthians já havia iniciado os primeiros contatos com Dorival Júnior para assumir a equipe. Contudo, na nota da demissão de Ramón, o clube alvinegro nega que tenha procurado qualquer profissional antes da decisão pela saída. Por enquanto, Orlando Ribeiro, técnico do sub-20, comanda os próximos treinos da equipe.

Tite, outro nome sempre lembrado pela torcida pela sua longa história no clube, não deseja assumir clubes brasileiros após sua saída do Flamengo, em 2024. A informação é do Craque Neto, durante participação no Brasil Urgente,

Contratado em julho de 2024, o técnico argentino ficou por nove meses no Corinthians e teve sua passagem marcada por extremos: por um lado, comandou a incrível recuperação do alvinegro no Brasileirão de 2024, que saiu da 17ª posição e ameaçado de rebaixamento ao sétimo lugar, para uma vaga na fase prévia da Libertadores. Por outro lado, acumulou eliminações com escalações e opções questionáveis contra o Flamengo, na semifinal da Copa do Brasil; na semifinal da Sul-Americana, para o Racing-ARG, além da queda precoce na pré-Libertadores de 2025 para o Barcelona-EQU.

Apesar de o time não ter a consistência de resultados da arrancada do Brasileirão de 2024, a passagem do experiente treinador teve seu ápice com o título paulista de 2025 sobre o arquirrival Palmeiras, com a taça erguida na Neo Química Arena após empate sem gols.

Após o título, porém, os questionamentos sobre a comissão técnica voltaram, culminando com críticas ao sistema de jogo feitas pelo astro do time, o holandês Memphis Depay, após a derrota para o Fluminense.

No total, Ramón Díaz somou 60 jogos no comando técnico do Corinthians, com 31 vitórias, 16 empates e 13 derrotas – aproveitamento de 60,5% de pontos.

Veja a nota do Corinthians:

Nesta quinta-feira (17), o Sport Club Corinthians Paulista comunica o desligamento de Ramón Díaz do cargo de técnico da equipe. Também deixam o clube os auxiliares Emiliano Díaz, Bruno Urribarri e Osmar Ferreyra, além do preparador físico Diego Pereira.

Díaz chegou ao Corinthians em julho do ano passado e conquistou o Campeonato Paulista de 2025 pelo Timão.

A diretoria de futebol agradece aos profissionais pelos serviços prestados ao clube e deseja sucesso na sequência de suas carreiras.

O Corinthians, por meio do seu executivo de futebol Fabinho Soldado, não fez contato com nenhum outro treinador antes da decisão pela saída de Ramón Díaz.

Orlando Ribeiro, técnico do sub-20 do Corinthians, comandará o treino do elenco principal nesta sexta-feira (18).

‘É injusto mandar Ramón Díaz embora do Corinthians’, diz Craque Neto; vídeo

Tópicos relacionados