
Bagnaia vence sprint em Brno; Bezzecchi é suspenso e Moreira abandona
MotoGP
O sábado (20) da MotoGP em Brno foi movimentado dentro e fora da pista. Francesco Bagnaia venceu a corrida sprint do GP da República Tcheca, Marco Bezzecchi foi suspenso da prova principal após dar um tapa na cara de um fiscal de pista, e Diogo Moreira abandonou ainda na primeira volta após largar muito bem e chegar a ocupar a terceira posição.
Como foi a sprint do GP da República Tcheca
Bagnaia conquistou sua primeira vitória na temporada 2026 ao vencer a sprint no circuito tcheco. O piloto da Ducati superou Ai Ogura na largada e administrou a pressão do japonês da Trackhouse e de Marc Márquez até a bandeirada. Ogura terminou em segundo, a 0s241 do vencedor, enquanto Márquez completou o pódio em terceiro.
A corrida foi marcada por estratégias diferentes de pneus entre os ponteiros. Bagnaia e Márquez optaram pelo pneu traseiro macio, enquanto Ogura e a maioria dos pilotos da frente escolheram o médio. Mesmo com as altas temperaturas em Brno, os três primeiros conseguiram manter o ritmo até o fim.
O impacto para o campeonato veio com Marco Bezzecchi. O líder da MotoGP caiu na curva 3 na penúltima volta, quando ocupava a quinta posição. Depois da queda, o piloto da Aprilia se envolveu em uma confusão com fiscais que tentavam retirar sua moto da área de escape.
Após análise dos comissários, Bezzecchi foi suspenso do GP da República Tcheca por conduta antidesportiva. Segundo a decisão, o italiano empurrou e atingiu fiscais de pista durante a tentativa de recuperação da moto. Com isso, ele está impedido de largar na corrida principal de domingo. A Aprilia ainda tem direito a recorrer da punição.
O italiano segue líder do campeonato, mas viu Jorge Martin reduzir a diferença para 15 pontos após terminar a sprint em quinto lugar. Fabio Di Giannantonio, quarto colocado na prova, também somou pontos importantes e segue na briga na parte de cima da tabela.
Queda para Diogo Moreira em Brno

Diogo Moreira abandonou a sprint do GP da República Tcheca
Crédito: Honda
Para Diogo Moreira, o dia teve gosto amargo. O brasileiro vinha de seu melhor resultado em classificação na MotoGP, com o sexto lugar no grid, e fez uma grande largada na sprint. Ainda na primeira volta, Moreira saltou para terceiro.
A boa corrida, porém, terminou antes do fim da volta inicial. O brasileiro perdeu a frente da moto na curva 12 e caiu, abandonando a prova. Apesar do resultado, Moreira destacou os pontos positivos do sábado e afirmou que a equipe tentará reagir na corrida principal.
“Hoje foi um bom dia, apesar do resultado. Tivemos uma classificação forte e aprendi muito com meus rivais. Escolhemos o pneu macio, que acho que foi a decisão certa, e fiz uma boa largada. Forcei para ficar com o grupo, mas acabei carregando um pouco de velocidade demais naquela curva e perdi a frente. Somos novatos, e essas coisas acontecem. Vamos tentar de novo amanhã”, disse o brasileiro.
A MotoGP volta à pista neste domingo para a disputa do GP da República Tcheca, em Brno.
Não perca nenhum lance!
Leia o melhor do esporte de graça, direto no seu e-mail
Selecione os seus temas favoritos:

