Esporte na Band

Rebeca Andrade leva o ouro no salto do Pan-Americano do Rio

Atleta brasileira voltou a competir após 20 meses afastada

Da redação
DA REDAÇÃO

21/06/2026 • 13:45 • Atualizado em 21/06/2026 • 13:45

Rebeca Andrade comemora ouro no pan-americano

Rebeca Andrade comemora ouro no pan-americano

Melogym/CBG

O retorno da maior medalhista olímpica do país aos tabuleiros internacionais foi coroado com um feito histórico. Após um afastamento de 20 meses das competições, Rebeca Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro inédita no salto do Pan-Americano de ginástica artística, neste domingo (21), no Rio de Janeiro.

Compartilhar

A ginasta brasileira venceu uma disputa acirrada ao cravar a média de 14.266 em suas duas apresentações (obteve 14.433 no primeiro salto e 13.700 no segundo). Nas classificatórias, ela já havia avançado com média superior de 14.459.

Pódio acirrado e marcas históricas

A disputa na arena do Rio de Janeiro reuniu grandes nomes da modalidade mundial e desenhou o pódio da seguinte forma:

  • Ouro: Rebeca Andrade (Brasil) – 14.266
  • Prata: Lia Monica Fontaine (Canadá) – 14.249 (atual vice-campeã mundial)
  • Bronze: Claire Pease (EUA) – 13.916

Este foi o primeiro título de Rebeca Andrade no aparelho em um campeonato Pan-Americano. A conquista preenche uma lacuna em seu currículo vitorioso, que já conta com dois títulos mundiais no salto e duas medalhas olímpicas no mesmo aparelho: o ouro nos Jogos de Tóquio (2021) e a prata em Paris-2024.

Vaga garantida no Mundial

A grande performance individual coroou uma semana perfeita para a ginástica nacional. Na última quinta-feira, Rebeca Andrade já havia liderado o Brasil na conquista da medalha de prata por equipes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O resultado assegurou a classificação da seleção brasileira para o Mundial de Roterdã, que acontece em outubro.

"Consegui voltar no alto nível de novo. Mesmo sem ter feito os meus dois saltos [mais difíceis], é algo que me orgulha bastante. Ter toda essa torcida foi maravilhoso, senti todo esse carinho, senti todo esse calor, aquele friozinho na barriga que fazia um tempo que eu não sentia. Foi demais. Estou muito grata, foi incrível", desabafou a dona de seis medalhas olímpicas.