Band Minas

Governo de Minas anuncia R$ 300 milhões para apoiar empresas afetadas por tarifas dos EUA

Pacote inclui linhas de crédito e incentivos fiscais para setores impactados; Zema atribui crise a retaliação dos EUA e critica governo federal

Por Redação
REDAÇÃO

31/07/2025 • 14:24 • Atualizado em 31/07/2025 • 14:24

Governo de Minas anuncia R$ 300 milhões para apoiar empresas afetadas por tarifas dos EUA

Governo de Minas anuncia R$ 300 milhões para apoiar empresas afetadas por tarifas dos EUA

Reprodução

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou, nessa quarta-feira (30), um pacote de R$ 300 milhões para apoiar empresas mineiras impactadas pelo aumento de tarifas de importação anunciado pelo governo dos Estados Unidos. A medida inclui linhas de crédito e incentivos fiscais. Zema voltou a atribuir a crise ao governo federal."Na minha opinião, o problema começou com o presidente Lula criticando, se aproximando de ditadores contra Estados Unidos. E me parece que o presidente Trump viu aí uma oportunidade de retaliar o Brasil", disse o governador.Empresários dos setores mais afetados, como siderurgia e café, participaram da reunião com Zema. O pacote prevê R$ 200 milhões em linhas de crédito com juros de 0,9% ao mês por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), além de R$ 100 milhões em incentivos relacionados ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre exportações.Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Produto Interno Bruto (PIB) mineiro pode ter uma perda de até R$ 7 bilhões, em curto prazo, caso a tarifa de 50% anunciada pelo governo norte-americano entre em vigor nesta sexta-feira (2).O governo estadual informou que um plano mais amplo de apoio aos empresários está em elaboração.

Compartilhar