Brasil

Alesp aprova salário mínimo paulista de R$ 1.874 para o estado; entenda

Projeto do governo estadual é aprovado por unanimidade e agora depende de sanção do governador

1 min

14/05/2026 08:00 • Atualizado há 179 dias

Alesp aprova salário mínimo paulista de R$ 1.874 para o estado; entenda

O salário mínimo paulista vai subir para R$ 1.874 em 2026, depois de aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta quarta-feira (13). O projeto enviado pelo governo do estado passou por unanimidade e agora depende apenas da sanção do governador Tarcísio de Freitas para entrar em vigor.

Continua depois da publicidade

O reajuste representa uma alta de 46% em relação a 2022, quando o piso era de R$ 1.284. Na prática, são R$ 590 a mais ao longo de quatro anos. Segundo o governo estadual, a medida alcança mais de 70 categorias profissionais previstas em lei.

Com a mudança, o salário mínimo paulista passa a ficar 15,6% acima do salário mínimo nacional, que hoje é de R$ 1.621, uma diferença de R$ 253. O governo usa esse número para destacar o chamado “diferencial paulista” no piso salarial.

A gestão estadual também afirma que o reajuste ficou acima da inflação do período, medida pelo INPC, que acumulou 19,5%, e também acima do aumento do salário mínimo nacional, de 33,7%.

Alesp aprova salário mínimo paulista de R$ 1.874 para o estado; entenda