
Frio em São Paulo
Paulo Pinto/Agência Brasil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a chegada da primeira frente fria do inverno, que deve mudar o tempo em todo o território paulista a partir desta segunda-feira (22). O sistema meteorológico trará chuva forte, rajadas de vento de até 60 km/h e uma queda acentuada nas temperaturas máximas, que deixará os dias cinzentos e frios até, pelo menos, quarta-feira (24).
Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a instabilidade começa já nesta segunda-feira com pancadas isoladas, raios e ventos fortes, afetando principalmente as cidades que fazem divisa com o estado do Paraná.
Avanço da chuva e risco de alagamentos
Na terça-feira (23), a frente fria avança pelo estado, intensificando as chuvas. O alerta principal acende para as regiões leste e sudeste paulista, onde os acumulados de água devem ser mais expressivos.
O cenário se agrava na quarta-feira (24), quando o sistema se posiciona próximo à costa. A previsão indica chuva persistente no litoral e na faixa leste, elevando o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em áreas de vulnerabilidade.
Frio constante e máximas baixas
Desta vez, o que mais deve chamar a atenção da população não serão as madrugadas geladas, mas o fato de que as temperaturas não vão subir durante o dia. A ausência de sol e a alta nebulosidade farão com que a sensação de frio persista por todas as horas.
- Capital: Termômetros oscilam entre 12°C e apenas 15°C.
- Presidente Prudente (Oeste): Promete ser uma das regiões mais frias, com mínima de 9°C e máxima de 16°C.
- Sorocaba: Variação entre 12°C e 19°C.
- Ribeirão Preto: Até a região, conhecida pelo calor, sentirá o impacto, com os termômetros cravados entre 14°C e 19°C.
Recomendações de segurança
Diante do risco de tempestades e do declínio térmico, a Defesa Civil recomenda:
Evitar o enfrentamento de áreas alagadas ou inundadas. Em caso de vento forte e raios, não se abrigar debaixo de árvores, coberturas frágeis ou outdoors.
Retirar aparelhos eletrônicos da tomada durante tempestades e recolher objetos soltos em quintais e varandas que possam ser levados pelo vento. Cuidado redobrado ao ligar aquecedores elétricos.
Manter-se bem agasalhado e hidratado. A atenção deve ser duplicada com a população mais vulnerável, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua.
Fique bem informado!
Receba gratuitamente as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail
Escolha quais newsletters quer receber

