As negociações entre Estados Unidos e Irã "entraram em uma fase difícil", após a declaração "insultante" do presidente dos EUA, Donald Trump, segundo a agência de notícias estatal IRNA. O presidente americano voltou a ameaçar o Irã neste domingo (21) afirmando que poderá atacar "fortemente" o país caso seus aliados no Líbano --referência ao Hezbollah-- não parem de "causar problemas". O presidente dos EUA também teria afirmado que pode assumir o controle do Estreito de Ormuz e até cobrar pedágios. A informação foi veiculada mais cedo também pela Fox News. Ainda de acordo com a emissora, Trump disse que os EUA poderiam se tornar um "anjo da guarda" de Ormuz e tomar 20% do petróleo global que passa por lá.
Um funcionário com conhecimento das negociações disse à Associated Press que a delegação iraniana continua envolvida nas negociações e não indicou aos mediadores qualquer intenção de sair. O funcionário pediu anonimato devido à sensibilidade das negociações. O presidente do Parlamento e chefe da equipe de negociação do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, rejeitou as últimas ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, dizendo que Teerã não "leva em consideração as ameaças dos EUA" e que as Forças Armadas iranianas estão prontas para responder.
Em uma postagem no X, Ghalibaf escreveu: “Eles não pensam que, se suas ameaças tivessem algum efeito, não estariam tão desesperados hoje? Não damos importância às ameaças dos EUA.”“É melhor que eles tomem cuidado com o que dizem. Nossas forças armadas estão prontas para responder de outra maneira. Não importa o que digam, somos nós que agimos”, completou.
Reunião na Suiça
Enquanto isso, o vice-presidente dos EUA, JD Vance chegou neste domingo a Suíça, onde acontecerá um encontro com representantes do governo iraniano. Antes de embarcar, Vance afirmou que a principal meta da delegação norte-americana é avançar nas discussões sobre o programa nuclear iraniano e buscar uma solução para os confrontos no Líbano.Segundo o Irã, representantes do Catar e do Paquistão também participarão das reuniões como mediadores. A delegação iraniana conta ainda com o presidente do Parlamento e chefe da equipe de negociação, Mohammad Baqer Qalibaf, o chanceler Abbas Araqchi e o presidente do Banco Central, Abdolnaser Hemmati.No último domingo (14), os Estados Unidos e o Irã haviam concluído um acordo de paz que visava encerrar o conflito entre os dois países. A informação havia sido anunciada pelo primeiro-ministro do Paquistão, Shebaz Sahrif, e pelo presidente do país norte-americano, Donald Trump.Com Estadão Conteúdo
Fique bem informado!
Receba gratuitamente as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail
Escolha quais newsletters quer receber

