Jornal da Band

Pesquisa aponta descontrole no uso de antibióticos em hospitais

Estudo apontou que quase 90% das unidades avaliadas indicam medicamentos sem a realização de um exame

Da redação
DA REDAÇÃO

22/08/2025 • 21:06 • Atualizado em 22/08/2025 • 21:06

Uma pesquisa revelou que a maioria dos hospitais não tem protocolo para prescrever antibióticos e não fazem o controle adequado das dosagens.

Compartilhar

Um em cada cinco hospitais públicos e privados do país não ajusta corretamente a dosagem, revelou o levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Infectologia. O estudo também apontou que quase 90% das unidades avaliadas indicam antibióticos sem a realização de um exame mais elaborado. Tudo isso pode levar a outros graves problemas de saúde.

"[Isso pode] aumentar a chance de prolongar curso da doença, aumentar o tempo de hospitalização, aumentar o custo da internação e ter um efeito indesejado… um quadro de diarreia, alergia e tudo mais", ressalta Ana Gales, coordenadora da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Além da falha na prescrição, o levantamento mostrou que nenhum dos hospitais avaliados tinha protocolo para descarte dos medicamentos, o que vira um problema também para o meio-ambiente.