Uma pesquisa revelou que a maioria dos hospitais não tem protocolo para prescrever antibióticos e não fazem o controle adequado das dosagens.
Um em cada cinco hospitais públicos e privados do país não ajusta corretamente a dosagem, revelou o levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Infectologia. O estudo também apontou que quase 90% das unidades avaliadas indicam antibióticos sem a realização de um exame mais elaborado. Tudo isso pode levar a outros graves problemas de saúde.
"[Isso pode] aumentar a chance de prolongar curso da doença, aumentar o tempo de hospitalização, aumentar o custo da internação e ter um efeito indesejado… um quadro de diarreia, alergia e tudo mais", ressalta Ana Gales, coordenadora da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Além da falha na prescrição, o levantamento mostrou que nenhum dos hospitais avaliados tinha protocolo para descarte dos medicamentos, o que vira um problema também para o meio-ambiente.
Fique bem informado!
Receba gratuitamente as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail
Escolha quais newsletters quer receber

