Jornal da Band

Prêmio Band Cidades Excelentes abre inscrições para projetos municipais

Prefeituras podem cadastrar iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida da população e concorrer à premiação

Márcio Campos
MÁRCIO CAMPOS

24/06/2026 • 21:46 • Atualizado em 24/06/2026 • 21:46

Estão abertas as inscrições para o prêmio Band Cidades Excelentes, que reconhece e valoriza projetos e iniciativas inovadoras desenvolvidas por prefeituras de todo o país. O objetivo da premiação é identificar e dar visibilidade a boas práticas de gestão pública que resultam em ganhos reais de qualidade de vida para os cidadãos.

Compartilhar

As administrações municipais interessadas podem realizar o cadastro dos seus projetos até o dia 31 de julho, exclusivamente pelo portal oficial do prêmio.

Avaliação técnica e pilares da excelência

Neste ano, a iniciativa avaliará 98 indicadores, distribuídos em seis eixos temáticos fundamentais que compõem o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA):

  • Governança, Eficiência Fiscal e Transparência;
  • Educação;
  • Saúde e Bem-Estar;
  • Infraestrutura e Sustentabilidade;
  • Desenvolvimento Socioeconômico;
  • Segurança Pública.

O processo de seleção é rigoroso e utiliza dados reais enviados pelas próprias prefeituras ao governo federal. Segundo Fabrício Righetti, consultor e sócio do Grupo Áquila, o monitoramento de dados permite uma análise detalhada sobre o impacto das políticas públicas, desde indicadores de saúde, como o acompanhamento de gestantes, até dados de bem-estar social, segurança e acesso a lazer.

O prêmio como estímulo à gestão pública

O prêmio Band Cidades Excelentes, realizado desde 2021, atua como um "Oscar da administração pública", servindo como um estímulo para que gestores busquem o aprimoramento contínuo de seus processos. O prefeito de Santana de Parnaíba (SP), Elvis Cezar, destaca a importância desse reconhecimento como um diferencial para os municípios brasileiros.

“É um estímulo. As gestões que têm um caminho e buscam a excelência têm, cada vez mais, aperfeiçoado seus processos para chegar lá em Brasília e ganharem”, afirma Cezar.

A competição ocorre em etapas, começando no nível estadual e culminando na premiação nacional. A participação é aberta a todos os municípios, sendo uma oportunidade estratégica para prefeituras de diferentes portes demonstrarem como o planejamento estratégico e a gestão baseada em dados podem transformar positivamente a realidade local.