Band Jornalismo

O que se sabe sobre a ligação entre Lula e Trump

Segundo interlocutores, a ligação adiantou as pautas de interesse mútuo e culminou no acerto para uma reunião presencial entre os dois líderes

Da redação
DA REDAÇÃO

06/10/2025 • 14:04 • Atualizado em 06/10/2025 • 14:04

Resumo

Lula conversou por telefone com Trump para discutir tensões comerciais recentes, focando nas tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros como aço, alumínio e etanol.

A conversa também serviu para preparar o terreno para uma futura reunião presencial.

Após a ligação, Trump expressou satisfação com o diálogo. Geraldo Alckmin também mostrou otimismo quanto à melhoria das relações entre Brasil e EUA, enfatizando a importância do entendimento mútuo entre os líderes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se falaram por telefone na manhã desta segunda-feira (6). O que começou com um breve encontro nos corredores da ONU, evoluiu para uma conversa por telefone e a promessa de uma futura reunião presencial.

Compartilhar

O contato

O diálogo foi confirmado por fontes do Palácio do Planalto e teve como objetivo principal aparar arestas na relação diplomática entre os dois países, recentemente abalada pela imposição de tarifas sobre produtos brasileiros pelo governo norte-americano.

Fontes do Ministério das Relações Exteriores informaram que o contato foi acertado durante o fim de semana entre o Itamaraty e a Casa Branca. A pauta principal da conversa girou em torno das novas barreiras comerciais impostas pelos EUA.

Lula buscou uma saída negociada e defendeu a manutenção do comércio bilateral, especialmente para produtos como aço, alumínio e etanol, que foram os principais afetados pelas novas tarifas.

Acerto para encontro presencial

Fontes que acompanharam os bastidores da conversa revelaram que a ligação serviu como um "pré" encontro. Segundo interlocutores, a ligação adiantou as pautas de interesse mútuo e culminou no acerto para uma reunião presencial entre os dois líderes. A expectativa é que o encontro ocorra ainda este mês, durante uma reunião internacional na Malásia.

Repercussão

Após a conversa, Donald Trump afirmou que gostou do diálogo com o presidente brasileiro. Em declaração, o líder norte-americano disse que "os países se darão muito bem juntos". Essa não foi a primeira vez que Trump teceu elogios a Lula.

Após um breve encontro na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro, Trump já havia mencionado uma "boa química" entre os dois. "Ele gostou de mim, eu gostei dele e eu só trabalho com quem eu gosto", declarou Trump na ocasião.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também se mostrou otimista após a fala de Trump, destacando a importância da boa relação entre os líderes.