Os terremotos que atingiram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) chegaram a ser sentidos por moradores de Belém e Manaus, provocando inclusive a evacuação de alguns prédios nas cidades brasileiras. Apesar da intensidade, ainda não há registro de vítimas no país vizinho.
A Prefeitura de Belém informou em suas redes sociais que houve “reflexos sentidos em alguns pontos” da cidade e destacou que “por medidas de segurança, alguns prédios nos bairros do Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira foram evacuados”.
O trabalho foi coordenado por equipes da Defesa Civil municipal e estadual e pelo Corpo de Bombeiros. Apesar do susto, não há registro de ocorrências graves.
Já em Manaus, moradores chegaram a publicar em redes sociais luminárias balançando e prédios sendo esvaziados. “Meus Deus, o prédio está balançando muito mesmo, misericórdia. Parece labirintite”, afirmou uma moradora em vídeo postado no Facebook.
Terremoto severo
Dois terremotos --de 7,5 e 7,2 graus na escala Richter-- atingiram a costa da Venezuela na noite desta quarta-feira. Houve correria em ruas de Caracas e imóveis desabaram, mas até as 23h ainda não havia confirmação de feridos.
Os terremotos de grandes proporções foram confirmado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O Sistema de Alerta de Tsunamis, também dos EUA, xhegou a emitir um alerta de tsunami para Porto Rico e as Ilhas Virgens após o terremoto.
Segundo a BBC, os tremores atingiram a região de Montalbán, a partir das 18h04, horário local (19h04 no horário de Brasília). Vários outros estados venezuelanos sentiram os tremores, segundo o Ministério do Interior, Diosdado Cabello.
O ministro disse também, em entrevista por telefone à TV estatal, que vários prédios caíram em Caracas. Muitos moradores da capital venezuelana ficaram sem energia elétrica ou sem acesso à internet.

