Mais de 384 mil eleitores de Roraima estão aptos a votar neste domingo (21) na eleição suplementar que definirá o governador do estado até janeiro de 2027. A votação ocorre até as 17h (horário local) em 350 locais distribuídos pelo estado.
O novo pleito foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar, em 30 de abril, o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil), que havia assumido o cargo após a renúncia de Antonio Denarium.
A chapa foi condenada por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Entre as irregularidades apontadas pelo TSE estão a distribuição de cestas básicas e o repasse de recursos a municípios em desacordo com a legislação eleitoral.
Disputa pelo governo
Três candidatos concorrem ao mandato-tampão neste domingo: Arthur Henrique (PL), ex-prefeito de Boa Vista e apoiado pelo grupo político do ex-governador cassado; Soldado Sampaio (Republicanos), atual governador interino e ex-presidente da Assembleia Legislativa; e a socióloga Nelita Frank (PT), representante da oposição no estado.
Arthur Henrique disputa a eleição sob condição judicial. Sua candidatura foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Flávio Dino decidiu invalidar uma norma do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que flexibilizava os prazos de desincompatibilização para candidatos ocupantes de cargos públicos.
Segundo Dino, os prazos previstos na Lei das Inelegibilidades — de três ou seis meses, conforme o cargo — devem ser respeitados integralmente. Como ainda há possibilidade de recurso, Arthur permanece na disputa e aparece nas urnas como candidato “sub judice”.
A decisão do ministro também impactou a candidatura do PT. Inicialmente, o partido havia escolhido a professora Antônia Pedrosa para concorrer ao governo, mas ela não deixou o cargo público dentro do prazo legal exigido.
Com isso, a legenda substituiu a candidatura por Nelita Frank. No entanto, devido ao curto prazo para atualização das urnas eletrônicas, o nome e a fotografia de Antônia Pedrosa foram mantidos. De acordo com o TRE-RR, não houve tempo hábil para realizar a alteração no sistema.
Eleições complementares em cinco municípios
Além da eleição para governador em Roraima, eleitores de cinco municípios brasileiros também vão às urnas neste domingo para escolher prefeitos e vice-prefeitos que exercerão mandato até janeiro de 2029. As eleições suplementares foram convocadas após a perda dos mandatos dos gestores eleitos em 2024.
Os novos pleitos acontecem em Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG).
Em Reginópolis, disputam a prefeitura as chapas formadas por João Paulo e Marquinho do Gás (PSD/Podemos) e por Marquinho Bastos e Fernando Inácio (União Brasil).
Em Tuiuti, concorrem Pedrinho e Andrezão (MDB/Republicanos), Milena do Amarildo e Guinho (PSB) e Careca e Nina do Gabinete (União Brasil).
Já em Joviânia, a disputa reúne Pedro Lucas, conhecido como Macaco, e Leandro da Leancellys (MDB/Agir), além de Elisberto da Retro e Rogério Potim (Podemos/PSDB).
Em Amparo da Serra, os eleitores escolhem entre as chapas de Aila da Farmácia e Robertinho Bellico (Avante/Republicanos) e de Túlio Cária e Marcelino do Açougue (MDB/PRD).
Em Bonito de Minas, a corrida eleitoral é protagonizada por João Neto do Sindicato e Professora Cris (Podemos/União Brasil) e por Miqueias Figueiredo e Joelma Magalhães (Republicanos/PDT).
*Com informações da Agência Brasil
Newsletter Notícias
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail.
Selecione os seus temas favoritos:

