Notícias

“Brasil é muito permissivo com os gastos públicos excessivos”, diz economista

Economista Roberto Giannetti da Fonseca foi o entrevistado do Canal Livre deste domingo (17)

Da redação

O Canal livre deste domingo (17) recebeu o economista e empresário Roberto Giannetti da Fonseca. O programa vai debateu o cenário econômico interno e externo do país e as perspectivas para 2024.

Na avaliação do economista, o Brasil é permissivo com dinheiro público e gasta mal.

“Por que gastamos tanto no Brasil? Somos tão permissivos com dinheiro público. Eu lembro da Margaret Thatcher, que vez ou outra falava muito bem sobre isso: “Não existe dinheiro público, existe dinheiro do contribuinte”. É dinheiro nosso que está sendo mal gasto. No governo a gente faz isso todos os dias e não reclamamos. Estamos jogando dinheiro fora todos os dias", explicou.

Questionado sobre a importância do déficit zero, bandeira do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Roberto Giannetti disse que o assunto não resolve todos os problemas econômicos do país.

“Eu acho que o déficit zero tem uma importância, mas a gente não pode também supervalorizar essa imagem, como se o déficit zero fosse uma panaceia que fosse resolver todos os problemas no Brasil. Você pode ter um déficit de 1%, 2% ou 3% do PIB, mas que se for justificável dentro de um processo econômico, de inclusive até de no momento que você está fazendo a reforma tributária, que você está quem sabe fazer também uma reforma administrativa, a gente fala muito pouco. Temos que realçar que precisa gastar menos. Eu sempre lembro do Tancredo Neves, que ele falava assim “é proibido gastar”. Primeira frase dele. No Brasil, nós somos muito perdulários” disse.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais