Notícias

Chefe da ONU pede fim do ‘perigoso ciclo de retaliação’ no Oriente Médio

António Guterres apelou à comunidade internacional para que trabalhe em conjunto para evitar ‘qualquer desenvolvimento adicional que possa levar a consequências devastadoras para toda a região’

Da Redação

António Guterres, secretário-geral da ONU
António Guterres, secretário-geral da ONU
REUTERS/Eduardo Munoz

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para pedir o fim do “perigoso ciclo de retaliação” no Oriente Médio. Declaração foi feita após ataque israelense ao território do Irã

“Já é tempo de parar o perigoso ciclo de retaliação no Oriente Médio. Condeno qualquer ato de retaliação e apelo à comunidade internacional para que trabalhe em conjunto para evitar qualquer desenvolvimento adicional que possa levar a consequências devastadoras para toda a região e para além dela”, escreveu Guterres. 

Após explosões serem registradas perto da cidade de Isfahan, no Irã, nesta sexta-feira (19), um alto funcionário declarou que não há planos de retaliação imediata contra Israel. Não houve danos significativos a infraestrutura da região. 

“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo e a discussão pende mais para a infiltração do que para o ataque”, afirmou o alto funcionário iraniano à agência de notícias Reuters, sob condição de anonimato.

Os países caminham para o confronto desde o ataque aéreo israelense em 1º de abril, que destruiu o prédio da embaixada do Irã em Damasco, na Síria, e matou vários oficiais do país, incluindo um general de alto escalão.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais