Jornal da Band

Cidades da Europa tomam medidas polêmicas para afastar turistas

Mallorca, Barcelona e Amsterdã estão entre elas

Da Redação, Com Sonia Blota

O turismo em massa virou um problema em boa parte da Europa. Inclusive, algumas cidades tomaram medidas polêmicas para afastar a multidão de visitantes.

Uma das cidades que tomou medidas contra os turistas foi as Ilhas Canárias, localizada na Espanha, que teve até greve de fome contra a construção de hotéis. Os ativistas reclamam que a construção de novos hotéis encarece muito os custos para quem vive na região.

Já em Barcelona foi retirado do Google Maps a linha de ônibus que tem como destino um parque famoso da cidade, dificultando a ida do turista. Em Mallorca, também na Espanha, ativistas colocaram placas de avisos falsas na praia, como "proibido nadar" e "águas-vivas perigosas". Outra cidade que tomou alguma medida contra os turistas foi Amsterdã, capital da Holanda, que proibiu a construção de hotéis.

Vale destacar que muitas cidades europeias vivem do turismo, uma atividade que representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do continente. Só no ano passado, 700 milhões de pessoas visitaram países da Europa. 

Só neste ano, a França espera receber mais de 100 milhões de turistas. Além de ser o destino mais procurado do mundo, os jogos olímpicos de Paris, que acontece no meio do ano, vão trazer ainda mais gente para a cidade.

Tópicos relacionados