Band Paraná

Inverno começa mais chuvoso no Paraná e com alerta para o frio

Domingo (21) teve sol e máxima de 17 ºC na capital; Secretaria da Saúde orienta população a se proteger durante massa de ar frio

Da redação
DA REDAÇÃO

21/06/2026 • 16:26 • Atualizado em 21/06/2026 • 16:26

Vista da capital paranaense, Curitiba

Vista da capital paranaense, Curitiba

Foto: SECOM

O inverno começou às 5h24 deste domingo (21) no Paraná com sol e tempo firme em Curitiba, que registrou máxima de 17 ºC, mas a estação de 2026 deve ser mais chuvosa do que o normal no Estado e já motivou um alerta de autoridades para cuidados extras com o frio.

Compartilhar

Sol na largada, chuva acima da média

Apesar do domingo ensolarado ter levado moradores às ruas na capital paranaense, a previsão indica que o padrão dos próximos meses será diferente do histórico. Tradicionalmente, o inverno no Paraná é marcado por tempo seco e temperaturas mais baixas.

Para 2026, no entanto, a tendência é de uma estação com volume de chuva acima da média em boa parte do território paranaense. Frentes frias mais frequentes devem aumentar a nebulosidade e os episódios de precipitação ao longo da estação.

Mesmo com mais umidade, o frio ainda deve marcar presença. A expectativa é de massas de ar polar ao longo do período, mas, ao fim da estação, as médias de temperatura fiquem ligeiramente acima do padrão climatológico observado nos últimos anos.

Cuidados com a saúde durante a massa de ar frio

Diante do cenário de frio intenso previsto para o Estado, a Secretaria da Saúde do Paraná divulgou orientações para reduzir riscos, principalmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

Entre as principais recomendações, a pasta destaca a importância de manter a vacinação em dia contra influenza e Covid-19 e de reforçar medidas de proteção em dias de temperaturas mais baixas.

  • Manter a vacinação contra influenza e Covid-19 atualizada, principalmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.
  • Utilizar roupas adequadas para proteger o corpo do frio, incluindo casacos, gorros, cachecóis e cobertores durante o período de descanso.
  • Manter boa hidratação e alimentação equilibrada, mesmo com a redução da sensação de sede, priorizando bebidas quentes e refeições como sopas e caldos.
  • Evitar o consumo excessivo de álcool, que pode aumentar o risco de hipotermia, e manter o acompanhamento regular de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias.
  • Higienizar frequentemente as mãos e adotar etiqueta respiratória para reduzir a transmissão de vírus.

A Secretaria da Saúde orienta a população a procurar atendimento médico diante de sintomas como dificuldade para respirar, confusão mental, dor no peito, febre persistente ou sinais de hipotermia, como tremores intensos, sonolência excessiva e fala arrastada.

Na avaliação do órgão, a combinação entre vacinação atualizada e cuidados preventivos pode reduzir complicações de doenças respiratórias e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde durante o período de frio mais intenso previsto para o Paraná.