Bandnews FM
BandNews FM Rio

Queimados inaugura estação de esgoto e amplia saneamento na Baixada

Unidade vai atender 270 mil moradores e reduzir lançamento de 51 milhões de litros de esgoto por dia na Bacia do Guandu

Por Redação
REDAÇÃO

22/06/2026 • 18:20 • Atualizado em 22/06/2026 • 18:20

Queimados inaugura estação de esgoto

Queimados inaugura estação de esgoto

Divulgação

A cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, ganhou sua primeira estação de tratamento de esgoto. A unidade foi inaugurada nesta segunda-feira (22) e vai atender moradores de Queimados, Japeri e parte de Nova Iguaçu.

Compartilhar

Com a operação da estação, 51 milhões de litros de esgoto deixarão de ser lançados diariamente na Bacia do Guandu, manancial responsável pelo abastecimento de cerca de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio.

Segundo a Águas do Rio, concessionária responsável pelo sistema, o esgoto coletado nas residências passará por um processo de cinco etapas de tratamento antes de ser destinado à Baía de Sepetiba.

O presidente da empresa, Anselmo Leal, afirmou que o tratamento deve trazer benefícios ao meio ambiente e à saúde pública.

O projeto inclui 700 quilômetros de redes coletoras, mais de 13 quilômetros de coletores-tronco e mais de 60 estações elevatórias. Parte da estrutura ainda está em fase de obras.

A estação faz parte de um plano de ampliação do saneamento básico na Baixada Fluminense. Segundo a concessionária, foram investidos R$ 640 milhões na expansão da infraestrutura.

No mesmo local, também será inaugurada uma estação de tratamento de água em Queimados, que deve ampliar a oferta de água tratada em quase 9 milhões de litros por dia e beneficiar mais de 45 mil moradores.

Tópicos relacionados