
Queimados inaugura estação de esgoto
Divulgação
A cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, ganhou sua primeira estação de tratamento de esgoto. A unidade foi inaugurada nesta segunda-feira (22) e vai atender moradores de Queimados, Japeri e parte de Nova Iguaçu.
Com a operação da estação, 51 milhões de litros de esgoto deixarão de ser lançados diariamente na Bacia do Guandu, manancial responsável pelo abastecimento de cerca de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio.
Segundo a Águas do Rio, concessionária responsável pelo sistema, o esgoto coletado nas residências passará por um processo de cinco etapas de tratamento antes de ser destinado à Baía de Sepetiba.
O presidente da empresa, Anselmo Leal, afirmou que o tratamento deve trazer benefícios ao meio ambiente e à saúde pública.
O projeto inclui 700 quilômetros de redes coletoras, mais de 13 quilômetros de coletores-tronco e mais de 60 estações elevatórias. Parte da estrutura ainda está em fase de obras.
A estação faz parte de um plano de ampliação do saneamento básico na Baixada Fluminense. Segundo a concessionária, foram investidos R$ 640 milhões na expansão da infraestrutura.
No mesmo local, também será inaugurada uma estação de tratamento de água em Queimados, que deve ampliar a oferta de água tratada em quase 9 milhões de litros por dia e beneficiar mais de 45 mil moradores.
Newsletter Notícias
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail.
Selecione os seus temas favoritos:


