Esporte na Band

Boto: "Flamengo deve ganhar 3 pontos após jogo cancelado na Libertadores"

Dirigente informou que os executivos do clube colombiano reconheceram a falta de segurança para a retomada do confronto

Da redação
DA REDAÇÃO

08/05/2026 • 00:58 • Atualizado em 08/05/2026 • 00:58

Boto, diretor de futebol do Flamengo

Boto, diretor de futebol do Flamengo

Gilvan de Souza/Flamengo

O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, afirmou que o clube espera receber os três pontos da partida cancelada contra o Independiente Medellín, nesta quinta (8) pela fase de grupos da Copa Libertadores.

Compartilhar

O confronto, disputado em Medellín, na Colômbia, foi encerrado após confusão provocada pela torcida da equipe mandante e tentativa de invasão ao gramado.

Segundo o Código Disciplinar da Conmebol, o clube responsável pela organização da partida pode ser declarado derrotado por 3 a 0 em casos de suspensão definitiva, cancelamento ou abandono do jogo por falhas de segurança.

Além da derrota por W.O., o regulamento prevê outras possíveis punições, como multas, jogos com portões fechados e até interdição do estádio.

“Os regulamentos são claros. A equipe mandante não conseguiu garantir a segurança”, declarou José Boto em vídeo divulgado pelo Flamengo nas redes sociais.

A partida foi interrompida aos quatro minutos após torcedores do Independiente Medellín entrarem em confronto com a polícia e lançarem objetos e fogos de artifício no gramado.

O árbitro Jesús Valenzuela suspendeu inicialmente o duelo. Jogadores das duas equipes deixaram o campo e seguiram para os vestiários. Cerca de 1h15 depois, a Conmebol confirmou o cancelamento definitivo da partida.

José Boto afirmou ainda que dirigentes do clube colombiano reconheceram a falta de segurança para a retomada do confronto. “O próprio presidente reconheceu a nós que não havia condições de segurança nem dentro nem fora do estádio”, disse o dirigente.

O diretor também afirmou que o Flamengo desejava continuar a partida, mas considerou correta a decisão tomada pela Conmebol diante do cenário no estádio. “Acima de tudo está a segurança e a integridade física das pessoas”, completou.