Esporte na Band

João Fonseca desiste do ATP 250 de Eastbourne

Brasileiro decide poupar o corpo após título de duplas em Halle e foca na recuperação física para a disputa de Wimbledon

ESTADÃO CONTEÚDO

23/06/2026 • 16:27 • Atualizado em 23/06/2026 • 16:27

João Fonseca durante jogo em Roland Garros

João Fonseca durante jogo em Roland Garros

Guglielmo Mangiapane-29.mai.2026/Reuters

O tenista João Fonseca desistiu nesta terça-feira (23) da disputa do ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra, que seria o seu último torneio preparatório antes de Wimbledon. O brasileiro sentiu um desconforto no ombro direito e utilizou suas redes sociais oficiais para anunciar a decisão de evitar um agravamento da lesão antes do início do Grand Slam britânico.

Compartilhar

O jovem atleta explicou a situação em um comunicado publicado em sua conta no Instagram:

"Após sentir um leve desconforto no ombro direito, minha equipe e eu decidimos, por precaução, não disputar o torneio de Eastbourne. O objetivo é chegar na melhor forma possível a Wimbledon", anunciou o brasileiro.

Estreia e favoritismo no torneio inglês

Atual número 27 do mundo — tendo caído duas posições no ranking divulgado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) na última segunda-feira —, João Fonseca estrearia na competição nesta quarta-feira (24). Seu adversário seria o britânico Giles Hussey, que ocupa apenas a 293ª colocação do ranking mundial.

Mesmo fora da chave, o carioca fez questão de demonstrar cortesia com os responsáveis pelo evento e projetou o seu retorno às quadras no terceiro Grand Slam da temporada, embalado pelos bons resultados conquistados recentemente no saibro francês de Roland Garros.

Sou muito grato à organização do torneio pela recepção incrível que tive aqui. Agora é seguir trabalhando. Nos vemos em Wimbledon!, agradeceu o brasileiro.

Alerta físico após sequência dura e título na Alemanha

João Fonseca entraria em quadra como o cabeça de chave número 1 em Eastbourne e era apontado como um dos favoritos, com grandes chances de somar mais um título para a sua carreira. No último fim de semana, o atleta faturou o troféu na chave de duplas do ATP 500 de Halle, na Alemanha.

No entanto, a sequência dura de partidas acumuladas nos últimos dias serviu de alerta para a comissão técnica, que optou por priorizar o descanso e a plena recuperação física nos próximos dias.

Com informações da Estadão Conteúdo