Jogo Aberto

Bom sinal? Vitória contra Bolívia já foi fundamental pro Brasil ganhar Copa

Em 1993, o time estava perdido, mas a goleada contra os bolivianos se tornou o "início do tetra"

Allan Brito
ALLAN BRITO

09/09/2025 • 00:42 • Atualizado em 09/09/2025 • 00:42

Seleção Brasileira em 1993

Seleção Brasileira em 1993

Reprodução/ X @cbf_futebol

A Seleção Brasileira vai enfrentar a Bolívia nesta terça-feira (9), faltando poucos meses para a Copa do Mundo. Há 32 anos, em 1993, isso aconteceu em uma situação parecida, mas muito mais difícil. Aquele jogo entre Brasil e Bolívia virou uma boa lembrança, apontada como início do tetracampeonato de 1994.

Compartilhar

Existe uma Seleção Brasileira antes e depois daquele jogo de 1993: um time muito criticado se uniu, venceu por 6 a 0 em Recife, empolgou a torcida e ganhou confiança. Saiba como aconteceu.

As críticas à Seleção Brasileira

O Brasil tinha feito uma Copa América fraca recentemente e estava com muitas dificuldades para vencer nas Eliminatórias. Inclusive tinha perdido na altitude da Bolívia.

O técnico Carlos Alberto Parreira era muito pressionado e, se tivesse perdido aquele jogo contra a Bolívia em Recife, provavelmente seria demitido.

A Seleção foi muito criticada no jogo anterior, mesmo com a vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai. O lateral direito Jorginho reclamou dos brasileiros: “O que a torcida prometeu pra gente não foi cumprido. Porque o tempo todo a gente jogou sendo vaiado. Lamentável. Esperamos que realmente, sabemos, temos certeza que no Recife essas coisas vão ser diferentes"

A vitória memorável

Ricardo Rocha, líder daquele elenco, já falou sobre esse jogo no Band.com.br e lembrou bastidores: “Eu sou de Recife e joguei no Recife. Então eu fiz um apelo. Tenho muitos amigos em jornais e na TV, então fiz um apelo para que a torcida nos apoiasse, que precisávamos do carinho do torcedor. Quando a gente chegou, já de noite, o aeroporto estava lotado e aquilo marcou muito".

A torcida apoiou o Brasil até no treino e lotou o Arruda - números não oficiais apontam que 97 mil pessoas estiveram no estádio.

Pouco antes do jogo começar, Ricardo Rocha lembrou de um gesto que tinha feito quando jogava no Santa Cruz - o time dele passou a entrar em campo de mãos dadas e foi campeão estadual. Ele sugeriu que o Brasil fizesse o mesmo. Aquilo virou a marca da Seleção até 1998.

E quando a bola rolou, o show aconteceu: o Brasil abriu 5 a 0 só no 1º tempo. Depois fechou o placar com o sexto gol e começou a se arrumar para buscar o tetra.

A festa depois do tetra

Depois que o Brasil foi campeão, os jogadores fizeram questão de voltar para Recife. Foi a primeira cidade a receber a festa com os tetracampeões.

No meio da festa, uma faixa explicou tudo: "Brasil 6x0 Bolívia - O tetra começou aqui”.

Bom sinal?

Agora a Seleção Brasileira vai enfrentar a Bolívia em uma situação mais tranquila, pois já está classificada para a Copa do Mundo e sem pressão contra o técnico Carlo Ancelotti. Além disso, o estádio não será em Recife, mas sim em El Alto, que fica a mais de 4 mil.

Mas a proximidade com a Copa do Mundo e a falta de um time base são problemas repetidos. O jogo pode deixar bons sinais para Ancelotti acertar nas próximas convocações.