
Seleção Brasileira em 1993
Reprodução/ X @cbf_futebol
A Seleção Brasileira vai enfrentar a Bolívia nesta terça-feira (9), faltando poucos meses para a Copa do Mundo. Há 32 anos, em 1993, isso aconteceu em uma situação parecida, mas muito mais difícil. Aquele jogo entre Brasil e Bolívia virou uma boa lembrança, apontada como início do tetracampeonato de 1994.
Existe uma Seleção Brasileira antes e depois daquele jogo de 1993: um time muito criticado se uniu, venceu por 6 a 0 em Recife, empolgou a torcida e ganhou confiança. Saiba como aconteceu.
As críticas à Seleção Brasileira
O Brasil tinha feito uma Copa América fraca recentemente e estava com muitas dificuldades para vencer nas Eliminatórias. Inclusive tinha perdido na altitude da Bolívia.
O técnico Carlos Alberto Parreira era muito pressionado e, se tivesse perdido aquele jogo contra a Bolívia em Recife, provavelmente seria demitido.
A Seleção foi muito criticada no jogo anterior, mesmo com a vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai. O lateral direito Jorginho reclamou dos brasileiros: “O que a torcida prometeu pra gente não foi cumprido. Porque o tempo todo a gente jogou sendo vaiado. Lamentável. Esperamos que realmente, sabemos, temos certeza que no Recife essas coisas vão ser diferentes"
A vitória memorável
Ricardo Rocha, líder daquele elenco, já falou sobre esse jogo no Band.com.br e lembrou bastidores: “Eu sou de Recife e joguei no Recife. Então eu fiz um apelo. Tenho muitos amigos em jornais e na TV, então fiz um apelo para que a torcida nos apoiasse, que precisávamos do carinho do torcedor. Quando a gente chegou, já de noite, o aeroporto estava lotado e aquilo marcou muito".
A torcida apoiou o Brasil até no treino e lotou o Arruda - números não oficiais apontam que 97 mil pessoas estiveram no estádio.
Pouco antes do jogo começar, Ricardo Rocha lembrou de um gesto que tinha feito quando jogava no Santa Cruz - o time dele passou a entrar em campo de mãos dadas e foi campeão estadual. Ele sugeriu que o Brasil fizesse o mesmo. Aquilo virou a marca da Seleção até 1998.
E quando a bola rolou, o show aconteceu: o Brasil abriu 5 a 0 só no 1º tempo. Depois fechou o placar com o sexto gol e começou a se arrumar para buscar o tetra.
A festa depois do tetra
Depois que o Brasil foi campeão, os jogadores fizeram questão de voltar para Recife. Foi a primeira cidade a receber a festa com os tetracampeões.
No meio da festa, uma faixa explicou tudo: "Brasil 6x0 Bolívia - O tetra começou aqui”.
Bom sinal?
Agora a Seleção Brasileira vai enfrentar a Bolívia em uma situação mais tranquila, pois já está classificada para a Copa do Mundo e sem pressão contra o técnico Carlo Ancelotti. Além disso, o estádio não será em Recife, mas sim em El Alto, que fica a mais de 4 mil.
Mas a proximidade com a Copa do Mundo e a falta de um time base são problemas repetidos. O jogo pode deixar bons sinais para Ancelotti acertar nas próximas convocações.
Não perca nenhum lance!
Leia o melhor do esporte de graça, direto no seu e-mail
Selecione os seus temas favoritos:

